Educação Física escolar e inclusão: desafios para uma prática concreta

Autores

  • Regis Henrique dos Reis Silva
  • Sônia Bertoni Sousa Rede Municipal de Uberlândia
  • Maria Helena Candelori Vidal Rede Municipal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v17i2.6179

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir qual é o papel da Educação Física Escolar, diante do paradigma da inclusão. Para isto fez-se necessário abordar também as seguintes questões: Quais os princípios que orientam a Educação Especial (EE)? Em relação à Educação Inclusiva, quais fatos e correntes de pensamento vêm orientando o seu desenvolvimento? Quais as orientações das políticas educacionais brasileiras relacionadas à EE, no cenário da integração e inclusão? O que têm demonstrado os dados estatísticos brasileiros, quanto à inclusão das Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (PNEE) na rede de ensino público e/ou privado? E quais os caminhos percorridos pela área da Educação Física diante das PNEE?

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Biografia do Autor

Regis Henrique dos Reis Silva

Técnica em Assuntos Educacionais do Setor de Apoio à Ação Pedagógica do Cepae/UFG

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Publicado

2009-05-07

Como Citar

SILVA, R. H. dos R.; SOUSA, S. B.; VIDAL, M. H. C. Educação Física escolar e inclusão: desafios para uma prática concreta. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 17, n. 2, p. 161, 2009. DOI: 10.5216/rp.v17i2.6179. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/145. Acesso em: 13 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos