Etnogeomorfologia e ensino de Geografia: estado do conhecimento entre pesquisas brasileiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/signos.v7.82691

Palavras-chave:

relevo, etnogeomorfologia, catálogo da CAPES, ensino de Geografia

Resumo

O artigo discute o estado do conhecimento de pesquisas sobre etnogeomorfologia no Brasil, defendidas entre 2012 e 2024 e traz uma reflexão sobre possibilidades dessa abordagem no ensino de Geografia.  O artigo apresenta aspectos teórico-metodológicos presentes nas referidas pesquisas, visando refletir sobre as potencialidades percebidas na abordagem etnogeomorfológica em diálogo, inicial, com o ensino de Geografia, considerando o conhecimento geográfico informal e o pensamento geográfico. A identificação dos trabalhos ocorreu a partir do descritor etnogeomorfologia no catálogo de teses e dissertações da Capes. Para o estudo dos elementos principais foi utilizada a metodologia da Análise de Conteúdo. Como resultado, cinco trabalhos foram selecionados e analisados entre os nove identificados em setembro de 2024. A maior parte é desenvolvida no Nordeste, trabalhos que se relacionam à percepção e aos conhecimentos de comunidades tradicionais sobre o relevo e como estas utilizam esses saberes em suas atividades diárias. No âmbito do ensino de Geografia, há apenas um trabalho desenvolvido com professores e estudantes do Ensino Médio de escolas públicas do Ceará. A maioria das pesquisas se fundamenta no método da fenomenologia e na categoria paisagem. O pequeno número de pesquisas evidencia o quanto a abordagem do relevo a partir da abordagem da etnogeomorfologia é recente, especialmente relacionada ao ensino de Geografia. Apesar disso, é possível constatar que a abordagem da etnogeomorfologia apresenta aspectos metodológicos que se aproximam aos pedagógicos no ensino de Geografia: centralidade dos sujeitos socioculturais nos estudos, valorização do conhecimento comum e a relevância da realidade geográfica local dos sujeitos.

Biografia do Autor

Maria Clara Franco Sousa, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), São João del-Rei, Minas Gerais, Brasil, mariaclarafranco615@gmail.com

Graduada em Geografia pela Universidade Federal de São João del-Rei, Mestranda no Programa de Pós-graduação em Geografia na Universidade Federal de São João del-Rei

Avenida Visconde do Rio Preto, S/N, São João del-Rei, Minas Gerais

36301360

E-mail: mariaclarafranco615@gmail.com

Carla Juscélia de Oliveira Souza, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), São João del-Rei, Minas Gerais, Brasil, carlaju@ufsj.edu.br

Doutora e Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora do Departamento de Geociências e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de São João del-Rei

Avenida Visconde do Rio Preto, S/N, São João del-Rei, Minas Gerais

36301360

E-mail: carlaju@ufsj.edu.br

           

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Publicado

26-09-2025

Como Citar

Sousa, M. C. F., & Souza, C. J. de O. (2025). Etnogeomorfologia e ensino de Geografia: estado do conhecimento entre pesquisas brasileiras. Revista Signos Geográficos, 7, 1–26. https://doi.org/10.5216/signos.v7.82691

Edição

Seção

Artigos