O corpo como espaço geográfico na criação de personagens: biografizações de jovens escolares
DOI :
https://doi.org/10.5216/signos.v7.82431Mots-clés :
corpo, Geografia escolar, Geografia corporificada, biografização, jogosRésumé
Esta escrita condensa o registro de uma prática educativa pautada na Geografia corporificada, vinculando abordagens e concepções do corpo como espaço geográfico por meio da construção de personagens. A atividade ocorreu no Projeto QuilomBonja da EMEF Nossa Senhora de Fátima no bairro Bom Jesus, em Porto Alegre/RS, compartilhando experiências com jovens da escola pública. Nosso objetivo principal foi relacionar as vivências dos estudantes e suas biografizações, a partir de suas experiências espaciais corporificadas, para a elaboração de personagens que fomentassem seus saberes, discutindo temas do seu cotidiano. Como metodologia, utilizamos a (auto)biografia com a abordagem auto(hetero)biográfica proposta por Abrahão (2023). Dos resultados, podemos provisoriamente concluir que a construção de personagens e as narrativas que fomentamos com os estudantes acionaram experiências e expertises pedagógicas, permitindo a reelaboração do caráter associativo entre corpo e espaço, desde o imaginário dos jovens escolares à criação de um produto espacial interativo e constituinte de uma geografia corporificada.
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- 2025-10-14 (2)
- 2025-07-18 (1)
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© Revista Signos Geográficos 2025

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