Vista desde una acera: interpretada a partir da dialética cultural e da Geografia Humana
DOI:
https://doi.org/10.5216/signos.v7.80786Palavras-chave:
aculturação, mídia social, Geografia humana, ambiente educacionalResumo
O artigo tem como objetivo a interpretação algumas noções tratadas por Fernando Molano à novela Vista desde una acera (2012) a partir das categorias da dialética cultural, subjetivação e percepção individual na construção social do espaço humano. Portanto, o conteúdo da novela é interpretado como uma manifestação da história de vida do autor que se desdobra na construção subjetiva da identidade em tensões sociais e culturais no exercício da atividade humana com o espaço. Este olhar refere-se à descrição do cotidiano e da sensibilidade, que permitem compreender a construção individual e interpretativa da realidade social e espacial no quadro da Geografia da percepção. Apresenta-se Vista desde una acera, como uma história que põe em jogo todo um quadro social, cultural e espacial e que, por fim, está relacionada à proposta de educação para a heteronomia da vida (espontaneidade e diferença) como manifestação de uma pedagogia crítica.
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