Principais reflexões dos professores para ensinar Geografia: a quem, onde e como se ensina?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/signos.v6.80470

Palavras-chave:

Didática da Geografia, Aluno, Escola, Metodologia, Conteúdo

Resumo

Como é o seu trabalho no ensino de Geografia? O que os professores consideram relevante quando respondem essa questão? É possível identificar elementos teóricos da Didática da Geografia ou do conceito de conhecimento escolar (Geografia escolar) nas respostas dos professores? Esses questionamentos são abordados no texto, por meio da análise qualitativa de narrativas produzidas por professores de Geografia da Educação Básica. As bases teóricas são os princípios da teoria histórico-cultural sobre o pensamento humano e as produções acadêmicas da Didática da Geografia. Os resultados indicam que a Geografia escolar é concebida pelos professores, no contexto de sua ação na mediação didática, com ênfase no cotidiano e nas demandas sociais dos alunos, bem como na condição curricular e estrutural da escola. A reflexão dos professores sobre seu trabalho no ensino de Geografia, tem como referência o contexto situado de sua prática, princípios teóricos relacionados à Didática da Geografia e o contexto sócio-histórico mais amplo da educação escolar.

Biografia do Autor

Karla Annyelly Teixeira de Oliveira, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil, karlaoliveira_ufg@ufg.br

Professora do Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás.

Doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2015), com período sanduiche na Universidad de Sevilla/Espanha. Mestre (2008) e Licenciada em Geografia (2005) também pela Universidade Federal de Goiás.

Endereço Profissional: IESA/UFG. Av. Esperança, s/n – Samambaia, Goiânia-GO. CEP: 74001-970.

Email: karlaoliveira_ufg@ufg.br

Downloads

Publicado

01-11-2024

Como Citar

Teixeira de Oliveira, K. A. (2024). Principais reflexões dos professores para ensinar Geografia: a quem, onde e como se ensina? . Revista Signos Geográficos, 6, 1–23. https://doi.org/10.5216/signos.v6.80470

Edição

Seção

Artigos