O currículo e a reforma do Ensino Médio: a Geografia escolar e o livro didático em foco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/signos.v6.78236

Palavras-chave:

Currículo, Ensino Médio, Ensino de Geografia, Livro Didático

Resumo

O presente artigo tem como finalidade discutir as recentes alterações no currículo de referência no Brasil, a partir da aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e da aprovação da Lei n. 13.415/2017, que reestruturou o segmento do Ensino Médio. Para isso, são apresentadas, de forma sucinta, as transformações ocorridas na estruturação curricular a partir do componente Geografia, considerando como esse campo disciplinar estava inserido nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e como se encontra atualmente na BNCC. Discute-se, também, a reforma do Ensino Médio e seus impactos no sistema educacional brasileiro, ressaltando sua proposta de reduzir a carga horária e conteúdos das disciplinas. Para isso, será tomado como referência estudos que indicam as alterações na Geografia Escolar a partir do chamado “Novo Ensino Médio”, bem como as consequências desta proposta curricular na concepção e produção dos livros didáticos de Geografia.

Biografia do Autor

Gabriel Martins Cavallini, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil, cavallinigeografia@gmail.com

Mestre em Geografia, professor da graduação na Universidade Federal de Goiás.

Endereço Profissional: Av. Esperança, s/n – Samambaia, Goiânia, Goiás, Brasil.

CEP: 74001-970

Email: cavallinigeografia@gmail.com           

Denis Richter, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil, drichter78@ufg.br

Doutor em Geografia, professor da graduação e pós-graduação na Universidade Federal de Goiás.

Endereço Profissional: Av. Esperança, s/n – Samambaia, Goiânia, Goiás, Brasil.

CEP: 74001-970

E-mail: drichter78@ufg.br

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Publicado

03-04-2024

Como Citar

Martins Cavallini, G., & Richter, D. (2024). O currículo e a reforma do Ensino Médio: a Geografia escolar e o livro didático em foco. Revista Signos Geográficos, 6, 1–21. https://doi.org/10.5216/signos.v6.78236

Edição

Seção

Artigos