PRODUÇÃO DO ESPAÇO E DOS CONHECIMENTOS TRADICIONAIS NUM CONTEXTO URBANO. EXPERIÊNCIA EM EDUCAÇÃO MAPUCHE NA CIDADE DE VALPARAISO, CHILE

Autores

Palavras-chave:

conhecimento ancestral, pedagogia descolonial, escola intercultural urbana

Resumo

Ao longo da história da América Latina, os processos educativos têm sido associados à chamada educação formal, marcada por uma racionalidade dominante imposta desde a chegada dos europeus ao continente. A diversidade racial e étnica da população, bem como as suas práticas e representações, têm se tornado invisíveis e marginalizadas de espaços educativos como as escolas, especialmente nas zonas urbanas. Assim, surgiram projectos educativos alternativos à tendência colonial dominante, que procuram reforçar a cultura, transferir para a população mestiça e/ou não indígena a cultura ancestral que lhe tem sido negada e recuperar as tradições e territorialidades ancestrais no espaço urbano. Este artigo reflecte sobre as diferenças espaciais/temporais que existem nas formas de educação de uma comunidade mapuche na cidade de Valparaíso, em contraste com o modelo de educação colonial desenvolvido na Escola Pública.  O objectivo é reflectir sobre as contribuições da Geografia para o reconhecimento dos conhecimentos ancestrais mapuche na cidade e a sua sistematização para a geração de projectos educativos com uma abordagem intercultural crítica.

Biografia do Autor

Ignacio Rojas Rubio, Universidad de Playa Ancha, Valparaíso, Chile

Doctorando en Geografía por la Universidad Católica de Chile, Magister en Geografía /m Intervención Ambiental y Territorial por la Universidad Academia de Humanismo Cristiano y Geógrafo de la Universidad de Playa Ancha. Actualmente es profesor del Departamento de Historia y miembro del Laboratorio de Estudio e Investigación en Educación Geográfica para la Ciudadanía (LABOGEC) de la Facultad de Humanidades de la Universidad de Playa Ancha y del Laboratorio Urbano del Instituto de Geografía de la Pontificia Universidad Católica de Chile. Integrante de la Escuela Abierta Intercultural Mapuche Kuifike Rhakidhuam.

Av. Playa Ancha, 850, Valparaíso, Región de Valparaíso, Chile. Casa Central Universidad de Playa Ancha, Dpto. Disciplinario de Historia, Facultad de Humanidades.

E-mail: ignacio.rojas@upla.cl

Romina Pérez Muñoz, Universidad de Playa Ancha, Valparaíso, Chile

Magister en Evaluación Educacional, Profesora en Historia y Geografía y Licenciada en Educación por la Universidad de Playa Ancha. Actualmente es profesora del Departamento de Historia y miembra del Laboratorio de Estudio e Investigación en Educación Geográfica para la Ciudadanía (LABOGEC) de la Facultad de Humanidades de la Universidad de Playa Ancha, Docente en el Liceo Bicentenario de Viña del Mar e Integrante de la Escuela Abierta Intercultural Mapuche Kuifike Rhakidhuam.

 Av. Playa Ancha, 850, Valparaíso, Región de Valparaíso, Chile. Casa Central Universidad de Playa Ancha, Dpto. Disciplinario de Historia, Facultad de Humanidades.

E-mail: romina.perez@upla.cl

Ivan Coñuecar Millán, Comunidad Mapuche We Folilche Amuleaiñ, Valparaíso, Chile

Longko de la Comunidad Mapuche We Folilche Amuleaiñ de Valparaíso. Autoridad Ancestral, Educador Tradicional, dirigente mapuche y guardián de la filosofía, medicina, espiritualidad y cultura mapuche. Director y Autoridad Ancestral de la Escuela Abierta Intercultural Mapuche Kuifike Rhakidhuam.

Calle Cañería 305, Cerro Cordillera, Valparaíso, Región de Valparaíso, Chile. Base Comunitaria comunidad Mapuche We Folilche Amuleaiñ.

E-mail: ivanlonkomapuche2@gmail.com

Publicado

12-05-2020

Como Citar

Rojas Rubio, I., Pérez Muñoz, R., & Coñuecar Millán, I. (2020). PRODUÇÃO DO ESPAÇO E DOS CONHECIMENTOS TRADICIONAIS NUM CONTEXTO URBANO. EXPERIÊNCIA EM EDUCAÇÃO MAPUCHE NA CIDADE DE VALPARAISO, CHILE. Revista Signos Geográficos, 2, 1–19. Recuperado de https://revistas.ufg.br/signos/article/view/63099

Edição

Seção

Artigos