A disciplina cartografia escolar nos cursos de formação de professores em Geografia no Brasil: contexto, desafios e perspectivas

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5216/signos.v7.84340

Parole chiave:

ensino de Geografia, cartografia escolar, formação docente, pesquisa colaborativa

Abstract

O artigo apresenta os resultados da pesquisa coletiva desenvolvida pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Cartografia Escolar (GECE), intitulada “A disciplina Cartografia Escolar nos cursos de Geografia do Brasil e no Chile: uma análise da formação docente”. Este texto tem como objetivo compreender como a Cartografia Escolar vem sendo organizada e desenvolvida, especificamente, nos cursos de licenciatura em Geografia no Brasil. A investigação adota uma abordagem qualitativa, fundamentada na pesquisa colaborativa, e utiliza como instrumentos de produção de dados a análise de planos de ensino, entrevistas com docentes e a realização de um curso de extensão estruturado em três módulos temáticos: Cartografia Social, Cartografia Inclusiva e Geotecnologias aplicadas ao ensino de Geografia. Os resultados evidenciam a presença crescente da disciplina nos currículos, ainda que marcada por assimetrias regionais e teórico-metodológicas, bem como a necessidade de ampliar a integração entre teoria, prática e experiências formativas. As entrevistas evidenciam que os docentes reconhecem a Cartografia Escolar como componente essencial para o desenvolvimento do pensamento espacial e geográfico, mas também indicam a persistência de desafios estruturais e pedagógicos. As atividades do curso de extensão demonstraram o potencial da aprendizagem contextualizada e colaborativa como estratégia de experimentação didática. Conclui-se que a Cartografia Escolar consolida-se como campo formativo estratégico na licenciatura em Geografia, cuja expansão depende de diretrizes curriculares consistentes e da articulação entre ensino, pesquisa e extensão.

Biografie autore

Denis Richter, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, drichter78@ufg.br

Possui  graduação  em  Geografia  (Licenciatura)  pela  Universidade  Regional  do  Noroeste  do Estado  do  Rio  Grande  do  Sul (Unijuí),  mestrado  e  doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Presidente Prudente/SP e pós-doutorado  pela  Universidad  Autónoma  de  Madrid  (Espanha). Professor do curso de Graduação em Geografia e do Programa Pós-Graduação em Geografia no Instituto de Estudos Socioambientais (IESA) da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Endereço Profissional: Av. Esperança, s/n., Campus II - Samambaia, Goiânia/GO

CEP: 74001-970

Email: drichter78@ufg.br

Loçandra Borges de Moraes, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Anápolis, Goiás, Brasil, locandra.moraes@ueg.br

Possui graduação em Geografia (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal de Goiás (UFG), mestrado em Geografia pela UFG, doutorado em Ciências (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutorado pela UFG. Professora do curso de Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Goiás (UEG-Anápolis) e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Endereço Profissional: Av. Juscelino Kubitscheck, n. 146, Bairro Jundiaí, Anápolis/GO

CEP: 75053-520

E-mail: locandra.moraes@ueg.br

Míriam Aparecida Bueno, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, miriam_bueno@ufg.br

Possui graduação em Geografia (Licenciatura)  pela  Universidade  Federal  do  Acre (UFAC),  mestrado  em  Geografia  pela  Universidade Federal  de  Minas  Gerais (UFMG),  doutorado  em  Ensino  e  História  de  Ciências  da  Terra,  pela  Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pós-doutorado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora Sênior do Programa de Pós-Graduação em Geografia no Instituto de Estudos Socioambientais (IESA) da Universidade Federal de Goiás (UFG)

Endereço Profissional: Av. Esperança, s/n., Campus II - Samambaia, Goiânia/GO.

CEP: 74001-970

Email: miriam_bueno@ufg.br

Pubblicato

2025-12-08

Come citare

Richter, D., Moraes, L. B. de, & Bueno, M. A. (2025). A disciplina cartografia escolar nos cursos de formação de professores em Geografia no Brasil: contexto, desafios e perspectivas. Revista Signos Geográficos, 7, 1–31. https://doi.org/10.5216/signos.v7.84340

Fascicolo

Sezione

Dossiê