O uso de jogos como recurso didático para o estudo do conceito de paisagem
DOI:
https://doi.org/10.5216/signos.v7.82979Parole chiave:
paisagem, jogos didáticos, ensino de Geografia, recursos didáticosAbstract
Ao longo da história, os jogos desempenharam um papel crucial na vida humana, presentes desde a infância até a vida adulta, transcendendo barreiras culturais e sociais, indo além do simples entretenimento. No contexto educacional, a introdução de jogos didáticos no ensino de Geografia, especialmente com foco no conceito de paisagem, proporciona uma abordagem ativa para explorar a complexidade do espaço geográfico. Esta pesquisa investiga o desenvolvimento e a aplicação de jogos didáticos no processo de ensino e aprendizagem de Geografia, com ênfase no conceito de paisagem. A metodologia adotada para esta pesquisa é uma pesquisa-ação de natureza exploratória, utilizando análise de conteúdo para cruzar as informações coletadas. O estudo foi realizado no Colégio Evoluir Júnior, uma instituição privada localizada no bairro do Janga, em Paulista (PE), com uma turma do 6º ano composta por 37 estudantes. Os resultados da pesquisa indicam que a experiência dos estudantes com os jogos didáticos foi significativa, contribuindo para o processo de ensino e aprendizagem. Os jogos didáticos foram eficazes para desenvolver uma consciência crítica sobre as mudanças no ambiente e para auxiliar na compreensão do conceito de paisagem. Esta vivência destaca a importância de metodologias pedagógicas criativas na promoção de uma compreensão mais profunda do conceito de paisagem e das suas transformações, além de permitir que os (as) estudantes se tornem sujeitos ativos na construção do seu conhecimento e cidadãos mais conscientes e engajados com o meio em que vivem.
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