Normativas curriculares nacionais para o Ensino Médio e o currículo de escolas em tempo integral: para onde vai a autonomia docente em Geografia?

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5216/signos.v6.80852

Parole chiave:

escola em tempo integral, autonomia docente, ensino de Geografia

Abstract

Nos últimos anos, vem sendo implementadas no Brasil reformas nas políticas públicas direcionadas a promover mudanças no campo social e educacional, visando adequar a sociedade à conjuntura do capitalismo. Merece destaque a Lei nº 13.415/2017 (Reforma do Ensino Médio) e a Lei 14.140/2023, que instituiu a Escola em Tempo Integral. Mediante o exposto, objetiva-se analisar como as normativas nacionais para o Ensino Médio vêm incidindo sobre o currículo das Escolas em Tempo Integral nos estados da Paraíba e de Goiás e como isso se reflete na autonomia dos professores de Geografia, a partir do impacto desse programa nas suas práticas pedagógicas e curriculares. Trata-se de pesquisa qualitativa, modalidade exploratória, da qual participaram 10 professores, sendo sete do estado da Paraíba e três do estado de Goiás, que responderam às entrevistas semiestruturadas, aplicadas buscando compreender como tais políticas vêm se materializando sobre a sua autonomia. Os resultados das entrevistas permitiram concluir que, em ambos os estados, os professores de Geografia se obrigam a assumir componentes da parte diversificada do currículo para, assim, poderem completar sua carga horária semanal, numa espécie de precarização e perda de autonomia docente, já que esse fazer não permite maior reflexão sobre o sentido emancipatório do que se ensina. Todas essas mudanças no campo educacional incidem nas condições de vida e de trabalho dos professores, interferindo na sua autonomia e motivação para a docência.

Biografia autore

Josandra Araújo Barreto de Melo, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, Paraíba, Brasil, ajosandra@yahoo.com.br

Doutora em Recursos Naturais. Professora no Departamento de Geografia da Universidade Estadual da Paraíba. Integra o corpo permanente de professores do Mestrado Profissional em Formação de Professores/UEPB. Colabora no Mestrado Profissional em Ensino de Geografia em Rede - PROFGEO/UFCG. Atualmente, realiza estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Geografia do Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás, investigando as repercussões das reformas educacionais em curso no Brasil sobre a formação inicial de professores de Geografia.

Endereço Profissional: Av. Baraúnas S/N, Universitário, Campina Grande, PB. CEP: 58.429-500.

Email: ajosandra@yahoo.com.br

Pubblicato

2024-12-13

Come citare

Melo, J. A. B. de. (2024). Normativas curriculares nacionais para o Ensino Médio e o currículo de escolas em tempo integral: para onde vai a autonomia docente em Geografia?. Revista Signos Geográficos, 6, 1–20. https://doi.org/10.5216/signos.v6.80852

Fascicolo

Sezione

Artigos