MAPA MENTAL NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA: UMA FORMA DE EXPRESSAR O SEU ESPAÇO DE VIVÊNCIA
Parole chiave:
Mapas, Geografia, Vivência, RaciocínioAbstract
A vida moderna necessita cada vez mais da manipulação de mapas com as mais variadas informações que auxiliam o homem a relacionar-se com o mundo em sua volta, no entanto, em diversas situações o mapa é utilizado em sala de aula apenas para localizar determinados lugares, sem dar uma maior ênfase na forma em que os elementos estão dispostos, como as linhas, trajetos, legendas, pontos, escalas, entre muitos outros pontos que ajudam a desenvolver nos alunos a alfabetização cartográfica e o raciocínio espacial. Nessa perspectiva, propõe-se o mapa mental como uma metodologia, capaz de expressar o conhecimento científico visto em sala de aula, juntamente aos saberes e experiências cotidianas que os alunos possuem perante o seu espaço de vivência. São apresentados exemplos de mapas mentais elaborados por alunos do Ensino Fundamental II, para reflexão sobre esse instrumento que traduz a subjetividade do indivíduo, e amplia o raciocínio espacial dos alunos. Foi possível apreender as percepções, as significâncias e entender os diferentes olhares dos indivíduos refletidos nas próprias representações.