“QUANDO A GENTE COMEÇOU A OLHAR OS MAPAS, MEU CÉREBRO LIGOU UMA LUZ E EU COMECEI A ESTUDAR SOBRE OS LUGARES ” - A DOCÊNCIA COM AS CRIANÇAS E COM A GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS

Autori

Parole chiave:

Crianças, Anos Iniciais, Geografia Escolar, Docência

Abstract

Este trabalho apresenta reflexões que emergem da docência com as crianças e a Geografia escolar nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Está alicerçado em concepções pedagógicas que foram sendo constituídas a partir da prática docente, com base nos pressupostos da teoria histórico-cultural, da Geografia da Infância, entranhadas na perspectiva dialógica. Nesse propósito, tais reflexões almejaram dar sentido à docência e teorizá-la com curiosidade, sem, contudo, pretender encontrar receitas e fórmulas aplicáveis deliberadamente. Destaca-se que na escola, a busca pela constituição de um espaço pedagógico que dialogue, ouça e proponha geografias com as crianças, prescinde criar espaços-tempos em que as crianças exerçam e ensaiem formas próprias de ser e estar no mundo. Nessa trajetória, as inquietações, as práticas, as ações, as crenças, as teorias e, sobretudo, a interação com as crianças movimentaram o pensamento, que reverberou em percursos investigativos. Nesses, constatou-se serem imprescindíveis, propostas didáticas que oportunizem a expressão do mundo em diferentes linguagens e considerem a importância dos saberes que emergem da espacialidade das crianças, das vivências, da imaginação e criação.

Biografia autore

Denise Wildner Theves, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil

É doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFRGS, Linha de Pesquisa: Ensino, na área de Concentração: Geografia - ambiente, ensino e território, em 2018. Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS), na Linha de Pesquisa: Ambiente, Ensino e Território, em 2009. Graduada em Estudos Sociais - Licenciatura Curta (1988) e Geografia Licenciatura Plena (1990) pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Atualmente é professora na UFRGS, Faculdade de Educação (FACED), Departamento de Ensino e Currículo (DEC), Núcleo de Estudos em Educação e Geografia (NEEGeo). Foi professora de Geografia na Educação Básica na rede pública e privada no município de Lajeado de 1989 até 2019. Atuou como docente no curso de Pedagogia do Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter) - Laureate International Universities de 2011 a 2019.

Pubblicato

2021-01-13

Come citare

Wildner Theves, D. (2021). “QUANDO A GENTE COMEÇOU A OLHAR OS MAPAS, MEU CÉREBRO LIGOU UMA LUZ E EU COMECEI A ESTUDAR SOBRE OS LUGARES ” - A DOCÊNCIA COM AS CRIANÇAS E COM A GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS. Revista Signos Geográficos, 2, 1–14. Recuperato da https://revistas.ufg.br/signos/article/view/65358

Fascicolo

Sezione

Artigos