PENSAMENTO PEDAGÓGICO-GEOGRÁFICO E O ENSINO DE GEOGRAFIA
Parole chiave:
pensamento pedagógico-geográfico, raciocínio geográfico, ensino de geografia, educação geográficaAbstract
A clarificação dos elementos essenciais para engendrar pensamentos e raciocínios geográficos constitui-se como um importante movimento para uma educação mais significativa em sala de aula. Diante disso, o objetivo deste artigo é debater a construção de um modo de Pensamento Pedagógico-Geográfico de professor e compreender, pela relação pensamento e raciocínio geográfico, como contribuir à educação geográfica. A metodologia envolve a pesquisa bibliográfica que ampara a definição dos principais temas que perpassam este escrito: pensamento geográfico, raciocínio geográfico, pensamento de professor e educação geográfica, que permitem a construção de relações e proposições sobre os aspectos tidos como basilares à formação de professores de Geografia. Considera-se que a construção do pensamento pedagógico-geográfico é essencial para propor análises geográficas no ensino escolar e construir possibilidades de raciocínio geográfico para a formação cidadã.