Fundamentos das teorias de Piaget e Vigotski e suas potencialidades na cartografia escolar: pressupostos para a formação inicial de professores

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5216/signos.v7.84361

Mots-clés :

epistemologia genética, teoria histórico-cultural, linguagem cartográfica

Résumé

O artigo apresenta as potencialidades das teorias da aprendizagem e do desenvolvimento no âmbito da Cartografia Escolar, com foco na formação inicial de professores de Geografia. A Cartografia Escolar é concebida na interface entre Educação, Geografia e Cartografia e tem se consolidado como um campo do conhecimento que estuda teorias, metodologias e práticas voltadas a compreender como a linguagem cartográfica é indissociável ao processo de ensinar e aprender Geografia. O texto contextualiza a trajetória do campo no Brasil, inicialmente ancorado na Epistemologia Genética de Piaget e, mais recentemente, na Teoria Histórico-Cultural de Vigotski, destacando suas especificidades quanto às concepções de desenvolvimento e aprendizagem e implicações no ensino. Desse modo, dentre os objetivos do texto estão:  apresentar um panorama geral dessas duas teorias, destacando seus fundamentos; apontar as articulações dessas teorias com as pesquisas no campo da Cartografia Escolar e; explicitar como as teorias se articulam com eixos teórico-metodológicos e temáticos de uma proposta de disciplina de Cartografia Escolar para cursos de licenciatura em Geografia no Brasil. 

Bibliographies de l'auteur-e

Marquiana de Freitas Vilas Boas Gomes, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Guarapuava, Paraná, Brasil, marquiana@unicentro.br

Graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina, mestrado e doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Pós-doutorado pela Universidade Federal de Goiás. Professora dos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Geografia da Universidade do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Endereço profissional: Alameda Élio Antonio Dalla Vecchia, nº 838, Bairro Vila Carli, Guarapuava (PR)

CEP: 85040-167

E-mail: marquiana@unicentro.br

José Vitor Rossi Souza, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Rio Claro, São Paulo, Brasil, jose.rossi@unesp.br

Graduação em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e mestrado em Educação pela mesma universidade. É doutorando em Educação pela Unesp e atua como professor de Geografia do Ensino Fundamental e do Ensino Médio na rede particular.

Endereço profissional: Avenida 24-A, nº 1515, Bairro Bela Vista, Rio Claro (SP)

CEP: 13506-900

E-mail: jose.rossi@unesp.br

Téléchargements

Publié-e

2025-12-08

Comment citer

Gomes, M. de F. V. B., & Souza, J. V. R. (2025). Fundamentos das teorias de Piaget e Vigotski e suas potencialidades na cartografia escolar: pressupostos para a formação inicial de professores. Revista Signos Geográficos, 7, 1–20. https://doi.org/10.5216/signos.v7.84361

Numéro

Rubrique

Dossiê