Fundamentos das teorias de Piaget e Vigotski e suas potencialidades na cartografia escolar: pressupostos para a formação inicial de professores
DOI :
https://doi.org/10.5216/signos.v7.84361Mots-clés :
epistemologia genética, teoria histórico-cultural, linguagem cartográficaRésumé
O artigo apresenta as potencialidades das teorias da aprendizagem e do desenvolvimento no âmbito da Cartografia Escolar, com foco na formação inicial de professores de Geografia. A Cartografia Escolar é concebida na interface entre Educação, Geografia e Cartografia e tem se consolidado como um campo do conhecimento que estuda teorias, metodologias e práticas voltadas a compreender como a linguagem cartográfica é indissociável ao processo de ensinar e aprender Geografia. O texto contextualiza a trajetória do campo no Brasil, inicialmente ancorado na Epistemologia Genética de Piaget e, mais recentemente, na Teoria Histórico-Cultural de Vigotski, destacando suas especificidades quanto às concepções de desenvolvimento e aprendizagem e implicações no ensino. Desse modo, dentre os objetivos do texto estão: apresentar um panorama geral dessas duas teorias, destacando seus fundamentos; apontar as articulações dessas teorias com as pesquisas no campo da Cartografia Escolar e; explicitar como as teorias se articulam com eixos teórico-metodológicos e temáticos de uma proposta de disciplina de Cartografia Escolar para cursos de licenciatura em Geografia no Brasil.
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