A formação docente em Geografia: caminhos possíveis entre universidade e escola na microrregião do Baixo Jaguaribe - CE

Autores

  • Francisco Lucas Melo Freire Professor de Geografia na Escola de Ensino Infantil e Fundamental José Alves de Moura, Limoeiro do Norte, Ceará, Brasil, melo.freire@aluno.uece.br https://orcid.org/0009-0002-4617-2900
  • Camila da Silva Pereira Universidade Estadual do Ceará, Campus Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (UECE-FAFIDAM) Limoeiro do Norte, Ceará, Brasil, mila.pereira@uece.br https://orcid.org/0000-0003-2489-4291
  • Francisca Elizonete de Souza Lima Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus de Assú (UERN-CAA) Assú, Rio Grande do Norte, Brasil, franciscaelizonete@uern.br https://orcid.org/0000-0002-8492-0642

DOI:

https://doi.org/10.5216/signos.v7.83362

Palavras-chave:

Geografia, formação inicial, profissionalização docente

Resumo

A formação docente em Geografia no Brasil ganhou destaque entre o final do século XX e início do século XXI, impulsionada pelas transformações técnico-científicas e sociais que motivaram reformas curriculares na escola e na universidade. Este trabalho buscou analisar as relações entre universidade e escola na formação inicial e na profissionalização docente em Geografia, na microrregião do Baixo Jaguaribe - CE. A pesquisa fundamentou-se em revisão bibliográfica com base em Brzezinski (1998), Lima (2008), Nóvoa (2019), Nascimento (2019), entre outros; realizou-se uma análise das legislações pertinentes à formação docente e, como parte do trabalho de campo, analisaram-se os cursos de licenciatura em Geografia existentes na referida região, bem como aplicaram-se questionários semiabertos com professores de Geografia da Educação Básica. Os resultados evidenciam que alguns componentes curriculares e projetos institucionais, como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e o Nós Propomos!, contribuem para aproximar universidade e escola na formação inicial, assim como fortalecem a profissionalização docente dos professores pesquisados. No entanto, persistem desafios, como o distanciamento entre a Geografia acadêmica e a escolar, a escassez de políticas públicas de incentivo à iniciação à docência e o número limitado de vagas em programas que promovem a inserção dos licenciandos no espaço escolar. Tais questões apontam para a necessidade de repensar as políticas de formação docente, de modo a valorizar a articulação entre teoria e prática e fortalecer a parceria entre as instituições formadoras e as escolas de Educação Básica, que também são espaços de formação.

Biografia do Autor

Francisco Lucas Melo Freire, Professor de Geografia na Escola de Ensino Infantil e Fundamental José Alves de Moura, Limoeiro do Norte, Ceará, Brasil, melo.freire@aluno.uece.br

Graduado em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará, Campus Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (UECE-FAFIDAM). Professor de Geografia na Escola de Ensino Infantil e Fundamental José Alves de Moura.

Endereço profissional: Sítio Arraial, s/n, Zona Rural, em Limoeiro do Norte, Ceará.

CEP: 62930-000

E-mail: melo.freire@aluno.uece.br

Camila da Silva Pereira, Universidade Estadual do Ceará, Campus Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (UECE-FAFIDAM) Limoeiro do Norte, Ceará, Brasil, mila.pereira@uece.br

Professora do Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual do Ceará, Campus Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (UECE-FAFIDAM). Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Endereço profissional: Av. Dom Aureliano Matos, n. 2058, Centro, Limoeiro do Norte, Ceará.

CEP: 60930-000

E-mail: mila.pereira@uece.br

Francisca Elizonete de Souza Lima, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus de Assú (UERN-CAA) Assú, Rio Grande do Norte, Brasil, franciscaelizonete@uern.br

Professora do Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus de Assú (UERN-CAA). Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Endereço profissional: Rua Sinhazinha Wanderley, n. 871, Centro, Assú, Rio Grande do Norte.

CEP: 59650-000

E-mail: franciscaelizonete@uern.br

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Publicado

04-12-2025

Como Citar

Freire, F. L. M., Pereira, C. da S., & Lima, F. E. de S. (2025). A formação docente em Geografia: caminhos possíveis entre universidade e escola na microrregião do Baixo Jaguaribe - CE. Revista Signos Geográficos, 7, 1–26. https://doi.org/10.5216/signos.v7.83362

Edição

Seção

Artigos