A formação docente em Geografia: caminhos possíveis entre universidade e escola na microrregião do Baixo Jaguaribe - CE
DOI:
https://doi.org/10.5216/signos.v7.83362Palavras-chave:
Geografia, formação inicial, profissionalização docenteResumo
A formação docente em Geografia no Brasil ganhou destaque entre o final do século XX e início do século XXI, impulsionada pelas transformações técnico-científicas e sociais que motivaram reformas curriculares na escola e na universidade. Este trabalho buscou analisar as relações entre universidade e escola na formação inicial e na profissionalização docente em Geografia, na microrregião do Baixo Jaguaribe - CE. A pesquisa fundamentou-se em revisão bibliográfica com base em Brzezinski (1998), Lima (2008), Nóvoa (2019), Nascimento (2019), entre outros; realizou-se uma análise das legislações pertinentes à formação docente e, como parte do trabalho de campo, analisaram-se os cursos de licenciatura em Geografia existentes na referida região, bem como aplicaram-se questionários semiabertos com professores de Geografia da Educação Básica. Os resultados evidenciam que alguns componentes curriculares e projetos institucionais, como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e o Nós Propomos!, contribuem para aproximar universidade e escola na formação inicial, assim como fortalecem a profissionalização docente dos professores pesquisados. No entanto, persistem desafios, como o distanciamento entre a Geografia acadêmica e a escolar, a escassez de políticas públicas de incentivo à iniciação à docência e o número limitado de vagas em programas que promovem a inserção dos licenciandos no espaço escolar. Tais questões apontam para a necessidade de repensar as políticas de formação docente, de modo a valorizar a articulação entre teoria e prática e fortalecer a parceria entre as instituições formadoras e as escolas de Educação Básica, que também são espaços de formação.
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