Perspectivas interculturais em escolas da fronteira do Mato Grosso (Brasil) com Santa Cruz (Bolívia): olhares geográficos

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5216/signos.v6.78286

Mots-clés :

Geografia, cultura, fronteira, Mato Grosso

Résumé

O mosaico territorial da fronteira do Mato Grosso (Brasil) com Santa Cruz (Bolívia) compõe um espaço repleto de diversidade cultural, de modo que esta diversidade é construída a partir da miscigenação sociocultural presente no Estado do Mato Grosso. A presença dos povos originários, povos afro-brasileiros e do colonizador, moldam os aspectos socioculturais presente neste espaço. Neste sentido, o objetivo deste artigo é apresentar algumas perspectivas interculturais no espaço escolar na fronteira, de modo a analisar como as manifestações culturais observadas nos espaços de fronteira auxiliam o processo de ensino-aprendizagem, em que o lugar da fronteira ganha destaque nos projetos educativos, destacando diversos elementos socioespaciais como as festas e danças, as quais podem direcionar as reflexões geográficas e a identidade dos estudantes. Como suporte metodológico utilizou-se de análise bibliográfica e documental, sendo também realizadas atividades de campo na área em estudo. Oportunizou-se a coleta de dados além de informações sobre os aspectos históricos, políticos, socioeconômicos e culturais dos espaços de fronteira. Assim sendo, a interculturalidade presente neste espaço ganha destaque nas práticas pedagógicas cotidianas, corroborando com as leis e normativas curriculares, contribuindo com a construção de uma cidadania ativa para os diferentes povos que habitam a fronteira.

Biographie de l'auteur-e

Gabriel de Miranda Soares Silva, Secretaria Municipal de Educação de Nova Mutum, Nova Mutum, Mato Grosso, Brasil, soares.ufmt@gmail.com

Doutorando em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Possui graduação em Geografia Bacharelado (2018) e Licenciatura (2019) ambos pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Especialista em Docência no Ensino da Geografia (2020) pela Faculdade UniBF e Mestre em Geografia (2021) pela UFMT. Realiza pesquisas na área de Geografia Humana, com ênfase nas seguintes temáticas: Espaço Urbano; Cultura; Ensino de Geografia e Fronteira.

Endereço Profissional: Av. Mutum, n. 1250, Centro, Nova Mutum, Mato Grosso. Cep: 78.450-000

Email: soares.ufmt@gmail.com

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Publié-e

2024-07-19

Comment citer

de Miranda Soares Silva, G. (2024). Perspectivas interculturais em escolas da fronteira do Mato Grosso (Brasil) com Santa Cruz (Bolívia): olhares geográficos. Revista Signos Geográficos, 6, 1–17. https://doi.org/10.5216/signos.v6.78286

Numéro

Rubrique

Artigos