Uma Geografia em movimento: desafios e possibilidades para ensinar a cidade em uma perspectiva do cotidiano

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5216/signos.v6.78234

Mots-clés :

ensino de Geografia, mediação didática, cotidiano, cidade

Résumé

o artigo em questão tem por finalidade apresentar os resultados provenientes de uma dissertação desenvolvida a partir do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Goiás. A inquietação que perpassou todo o percurso investigativo esteve diretamente relacionada com a função mediadora que exerce o professor, especificamente no contexto da Geografia escolar. Essa mediação, fundamentada sob a égide da Teoria Histórico-Cultural (THC), pode contribuir para que a aprendizagem em relação aos conteúdos trabalhados em sala de aula seja mais significativa, porque possibilita ao professor construir – e não transmitir – o conhecimento geográfico, principalmente quando se busca relacionar tais conteúdos com o cotidiano dos alunos. Assim, partiu-se da premissa de que a cidade, enquanto conteúdo geográfico e realidade vivida cotidianamente pelos alunos, tem grande potencialidade para que este conhecimento seja construído de uma forma que possibilite a compreensão acerca do espaço urbano e, consequentemente, sobre a realidade em que os alunos se inserem. Com o intuito de analisar como o professor constrói situações de aprendizagem nessa perspectiva, foi desenvolvida uma proposta didática em conjunto com duas professoras de duas escolas estaduais de Goiânia/GO. Considerando a “Região da 44” como recorte espacial, visto que as duas escolas se localizam em sua intermediação, a proposta em questão foi fundamentada pelo lugar, enquanto categoria de análise geográfica, especificamente por sua capacidade de relacionar as escalas global e local, e por elementos próprios da THC. Os resultados provenientes da investigação apontaram que, para ensinar uma Geografia mais significativa, é necessário ter o professor um domínio conceitual sólido, o que pode, por sua vez, representar um grande desafio.

Biographie de l'auteur-e

Mauricelia Candida de Brito, Secretaria de Estado de Educação de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil, mauriceliamcb@gmail.com

Mestra em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia, do Instituto de Estudos Socioambientais, da Universidade Federal de Goiás (PPGeo/IESA/UFG). Professora da Rede Estadual de ensino de Goiás e Municipal de Goiânia.

Endereço profissional: 5ª Av., quadra 71 - número 212 - Leste Vila Nova, Goiânia - GO, 74643-030

Email: mauriceliamcb@gmail.com

Téléchargements

Publié-e

2024-04-19

Comment citer

Candida de Brito, M. (2024). Uma Geografia em movimento: desafios e possibilidades para ensinar a cidade em uma perspectiva do cotidiano. Revista Signos Geográficos, 6, 1–26. https://doi.org/10.5216/signos.v6.78234

Numéro

Rubrique

Artigos