Uma Geografia em movimento: desafios e possibilidades para ensinar a cidade em uma perspectiva do cotidiano
DOI :
https://doi.org/10.5216/signos.v6.78234Mots-clés :
ensino de Geografia, mediação didática, cotidiano, cidadeRésumé
o artigo em questão tem por finalidade apresentar os resultados provenientes de uma dissertação desenvolvida a partir do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Goiás. A inquietação que perpassou todo o percurso investigativo esteve diretamente relacionada com a função mediadora que exerce o professor, especificamente no contexto da Geografia escolar. Essa mediação, fundamentada sob a égide da Teoria Histórico-Cultural (THC), pode contribuir para que a aprendizagem em relação aos conteúdos trabalhados em sala de aula seja mais significativa, porque possibilita ao professor construir – e não transmitir – o conhecimento geográfico, principalmente quando se busca relacionar tais conteúdos com o cotidiano dos alunos. Assim, partiu-se da premissa de que a cidade, enquanto conteúdo geográfico e realidade vivida cotidianamente pelos alunos, tem grande potencialidade para que este conhecimento seja construído de uma forma que possibilite a compreensão acerca do espaço urbano e, consequentemente, sobre a realidade em que os alunos se inserem. Com o intuito de analisar como o professor constrói situações de aprendizagem nessa perspectiva, foi desenvolvida uma proposta didática em conjunto com duas professoras de duas escolas estaduais de Goiânia/GO. Considerando a “Região da 44” como recorte espacial, visto que as duas escolas se localizam em sua intermediação, a proposta em questão foi fundamentada pelo lugar, enquanto categoria de análise geográfica, especificamente por sua capacidade de relacionar as escalas global e local, e por elementos próprios da THC. Os resultados provenientes da investigação apontaram que, para ensinar uma Geografia mais significativa, é necessário ter o professor um domínio conceitual sólido, o que pode, por sua vez, representar um grande desafio.