GEOGRAFIA, ENSINO, CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA: DESDOBRAMENTOS NO QUADRANTE CURRICULAR DO RIO GRANDE DO SUL
Mots-clés :
Ensino de Geografia, Rio Grande do Sul, currículo, discurso, arquivoRésumé
Este artigo pensa o ensino de Geografia por intermédio das operações metodológicas de Michel Foucault, em especial aquelas que se referem às noções de arquivo e discurso. Transita no interior de dizeres e fazeres presentes em propostas curriculares contemporâneas, tomando por base os parâmetros desenvolvidos na última década no Estado do Rio Grande do Sul. Defende que nesses textos a Geografia é pronunciada como um componente curricular que deve adaptar-se a demandas utilitaristas e imediatas, a fim de formar alunos competentes e hábeis na resolução de problemas. Conclui que o ensino de Geografia vem estando subordinado à subjetivação neoliberal nos currículos gaúchos. Entende que a resistência educacional não reside mais em currículos de direita ou de esquerda, mas na criação da sala de aula, conjurada pela autoria do professor.