GEOGRAFIA, ENSINO, CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA: DESDOBRAMENTOS NO QUADRANTE CURRICULAR DO RIO GRANDE DO SUL

Auteurs-es

Mots-clés :

Ensino de Geografia, Rio Grande do Sul, currículo, discurso, arquivo

Résumé

Este artigo pensa o ensino de Geografia por intermédio das operações metodológicas de Michel Foucault, em especial aquelas que se referem às noções de arquivo e discurso. Transita no interior de dizeres e fazeres presentes em propostas curriculares contemporâneas, tomando por base os parâmetros desenvolvidos na última década no Estado do Rio Grande do Sul. Defende que nesses textos a Geografia é pronunciada como um componente curricular que deve adaptar-se a demandas utilitaristas e imediatas, a fim de formar alunos competentes e hábeis na resolução de problemas. Conclui que o ensino de Geografia vem estando subordinado à subjetivação neoliberal nos currículos gaúchos. Entende que a resistência educacional não reside mais em currículos de direita ou de esquerda, mas na criação da sala de aula, conjurada pela autoria do professor.

Biographie de l'auteur-e

Bruno Nunes Batista, Universidade Federal de Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil

Professor na Universidade Federal de Pelotas, no Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia. Doutor e mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Dentre suas publicações mais recentes, destacam-se os livros Ensino de Geografia: estudos foucaultianos (Editora Espaço Acadêmico) e Na Sala de Aula de Geografia (Editora Criação).

Endereço: R. Almirante Barroso, 1202, Centro, Pelotas, RS. CEP 96010-280

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Publié-e

2020-08-13

Comment citer

Nunes Batista, B. (2020). GEOGRAFIA, ENSINO, CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA: DESDOBRAMENTOS NO QUADRANTE CURRICULAR DO RIO GRANDE DO SUL . Revista Signos Geográficos, 2, 1–22. Consulté à l’adresse https://revistas.ufg.br/signos/article/view/63564

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