A CONTRIBUIÇÃO DA PEDAGOGIA EMOCIONAL PARA A CARTOGRAFIA ESCOLAR INCLUSIVA

Auteurs-es

Mots-clés :

pedagogia emocional, cartografia escolar inclusiva, ensino de Geografia

Résumé

A comunicação não verbal na Cartografia Escolar se configura como uma estratégia para o Ensino de Geografia no contexto da Inclusão Escolar, e quando articulada com uma teoria pedagógica que valorize os aspectos emocionais evolvidos, amplia as possibilidades de ensino nas mais variadas realidades. Diante disso, este artigo discute o potencial da Pedagogia Emocional na alfabetização cartográfica inclusiva, que constitui uma área em ascensão no Ensino de Geografia. Metodologicamente, o artigo se vale da discussão pautada na convergência entre a teoria pedagógica emocional e a alfabetização cartográfica, indo ao encontro das políticas de Inclusão Escolar e de algumas reflexões advindas da uma oficina de alfabetização cartográfica com alunos surdos, desenvolvida em uma escola de educação especial de Santa Maria, RS. Desta forma, foi possível concluir que a integração entre Pedagogia Emocional e Cartografia Escolar pode contribuir para o ensino e a aprendizagem da Geografia com alunos da comunidade surda.

Bibliographies de l'auteur-e

Tuane Telles Rodrigues, Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

Doutoranda em Geografia no Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGeo)

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Endereço: Avenida Roraima, 1000, prédio 17 – Cidade Universitária, Camobi/RS

E-mail: tuanytel@hotmail.com

Matheus Fernando Keppel, Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

Psicólogo e Especialista em Saúde Mental pelo

Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Saúde da Universidade Federal e Santa Maria (UFSM)

E-mail: matheuskeppeldasilva@gmail.com

Téléchargements

Publié-e

2020-03-02

Comment citer

Telles Rodrigues, T. ., & Keppel, M. F. (2020). A CONTRIBUIÇÃO DA PEDAGOGIA EMOCIONAL PARA A CARTOGRAFIA ESCOLAR INCLUSIVA. Revista Signos Geográficos, 2, 1–14. Consulté à l’adresse https://revistas.ufg.br/signos/article/view/61846

Numéro

Rubrique

Artigos