O corpo como espaço geográfico na criação de personagens: biografizações de jovens escolares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/signos.v7.82431

Palavras-chave:

corpo, Geografia escolar, Geografia corporificada, biografização, jogos

Resumo

Esta escrita condensa o registro de uma prática educativa pautada na Geografia corporificada, vinculando abordagens e concepções do corpo como espaço geográfico por meio da construção de personagens. A atividade ocorreu no Projeto QuilomBonja da EMEF Nossa Senhora de Fátima no bairro Bom Jesus, em Porto Alegre/RS, compartilhando experiências com jovens da escola pública. Nosso objetivo principal foi relacionar as vivências dos estudantes e suas biografizações, a partir de suas experiências espaciais corporificadas, para a elaboração de personagens que fomentassem seus saberes, discutindo temas do seu cotidiano. Como metodologia, utilizamos a (auto)biografia com a abordagem auto(hetero)biográfica proposta por Abrahão (2023). Dos resultados, podemos provisoriamente concluir que a construção de personagens e as narrativas que fomentamos com os estudantes acionaram experiências e expertises pedagógicas, permitindo a reelaboração do caráter associativo entre corpo e espaço, desde o imaginário dos jovens escolares à criação de um produto espacial interativo e constituinte de uma geografia corporificada.

Biografia do Autor

Stalin Braga de Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, stalin.braga@gmail.com

Participante do grupo de pesquisa em Ensino de Geografia e o método (auto)biográfico. Professor de Geografia da rede municipal de ensino de Arroio do Sal. É formado em Licenciatura e Bacharelado em Geografia pela UFPA, mestre e doutorando em Geografia pela UFRGS, pesquisa cartografias sociais, ludicidade, Geografias escolares em múltiplos territórios.

Filiação institucional: Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Endereço Profissional: Praia Real, Rua 14, Casa 195, Torres/RS, Brasil.

CEP: 95560-000

Email: stalin.braga@gmail.com

Bruno Xavier Silveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, bruno.geo@hotmail.com

Tutor do curso UNIAFRO/UFRGS - Política de Promoção da Igualdade Racial na Escola e professor de Geografia da rede municipal de ensino de Porto Alegre. Com formação em Licenciatura em Geografia pela FURG, mestre e doutorando em Geografia pela UFRGS, tem interesse em pesquisas relacionadas à educação popular, à geografia e seu ensino no contexto da cidade e do urbano, com atuação desde as relações étnico-raciais, juventudes e projetos que visem a implementação da Lei 10639/2003.

Filiação institucional: Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre.

Endereço Profissional: Rua dos Andradas, n. 660, Centro Histórico, Porto Alegre/RS, Brasil.

CEP: 90020-004

Email: bruno.geo@hotmail.com

Downloads

Publicado

18-07-2025 — Atualizado em 14-10-2025

Versões

Como Citar

Lima, S. B. de, & Silveira, B. X. (2025). O corpo como espaço geográfico na criação de personagens: biografizações de jovens escolares. Revista Signos Geográficos, 7, 1–21. https://doi.org/10.5216/signos.v7.82431 (Original work published 18º de julho de 2025)

Edição

Seção

Artigos