A mediação didática como categoria central na formação docente em Geografia: análise de um estudo de caso no México

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/signos.v8.84566

Palavras-chave:

ensino de Geografia, mediação didática, teoria histórico-cultural, formação docente, pensamento geográfico

Resumo

A formação docente em Geografia requer a compreensão dos processos pelos quais os professores constroem saberes didáticos e disciplinares que favorecem o desenvolvimento do pensamento geográfico. Na América Latina persistem abordagens centradas na transmissão de conteúdos, com escassas oportunidades para promover a reflexão espacial crítica. Baseado na teoria histórico-cultural, que concebe a mediação didática como núcleo da construção do conhecimento, este artigo analisa como esta se constitui na prática dos professores de Geografia de uma instituição pública de ensino médio superior no México. Metodologicamente, o estudo se sustentou na elaboração de um formulário online desenhado para explorar as concepções dos docentes sobre mediação, formação de conceitos geográficos e formação profissional. A análise de suas respostas permitiu identificar necessidades formativas que deram lugar ao desenho e implementação de uma oficina de intervenção orientada a fortalecer a mediação didática e a formação de conceitos em direção ao desenvolvimento do pensamento geográfico. Os resultados mostram lacunas e potencialidades na maneira como os professores articulam a mediação didática com o conteúdo geográfico, assim como a relevância da formação docente situada em favorecer práticas mais reflexivas. O estudo traz elementos para compreender e fortalecer a formação docente em Geografia no ensino médio superior a partir da perspectiva da mediação didática.

Biografia do Autor

Sandra Cruz Alejo, Universidad Autónoma del Estado de Morelos (UAEM), Cuernavaca, Morelos, México, sandra.cruza@ince.uaem.edu.mx

Profesora de Educación Media Superior. Maestría en Docencia para la Educación Media Superior con especialidad en Geografía, Universidad Autónoma del Estado de Morelos.

Dirección profesional: Av. Universidad, n. 1001, Colonia Chamilpa, Cuernavaca, Morelos.

C.P. 62209

Correo: sandra.cruza@ice.uaem.edu.mx

María Alejandra Terrazas Meraz, Universidad Autónoma del Estado de Morelos (UAEM), Cuernavaca, Morelos, México, maria.alejandra@uaem.mx

Profesora-investigadora de Tiempo Completo de la Facultad de Nutrición, Universidad Autónoma del Estado de Morelos. Doctorado en Ciencias de la Salud Pública con área de concentración en Epidemiología. Maestría en Ciencias de la Salud en la Escuela de Salud Pública de México del Instituto Nacional de Salud Pública.

Dirección profesional: Av. Universidad, n. 1001, Colonia Chamilpa, Cuernavaca, Morelos.

C.P. 62209

Correo: maria.alejandra@uaem.mx

Ofmara Yadira Zúñiga Hernández, Universidad Autónoma del Estado de Morelos (UAEM), Cuernavaca, Morelos, México, ofmara.zuniga@uaem.mx

Profesora-investigadora de Tiempo Completo del Instituto de Ciencias de la Educación, Universidad Autónoma del Estado de Morelos. Doctorado en Educación por la Universidad Autónoma del Estado de Morelos. Maestría en Calidad Educativa de la Universidad de las Américas, campus Puebla.

Dirección profesional: Av. Universidad, n. 1001, Colonia Chamilpa, Cuernavaca, Morelos.

C.P. 62209

Correo: ofmara.zuniga@uaem.mx

Lana de Souza Cavalcanti, Universidad Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, lana@ufg.br

Profesora titular del Instituto de Estudios Socioambientales (IESA) de la Universidad Federal de Goiás (UFG). Doctora en Geografía por la Universidad de Sao Paulo (USP). Miembro de la Red Latinoamericana de Investigadores e Didáctica de la Geografía (Redladgeo).

Dirección profesional: Rua: Jacarandá, Qd. D, Campus Samambaia, IESA, Sala A-07, Caixa Postal 131, Goiânia, Goiás.

CEP. 74690-900

Correo: lana@ufg.br

Publicado

25-02-2026

Como Citar

Alejo, S. C., Meraz, M. A. T., Hernández, O. Y. Z., & Cavalcanti, L. de S. (2026). A mediação didática como categoria central na formação docente em Geografia: análise de um estudo de caso no México. Revista Signos Geográficos, 8, 1–21. https://doi.org/10.5216/signos.v8.84566

Edição

Seção

Artigos