A disciplina cartografia escolar nos cursos de formação de professores em Geografia no Brasil: contexto, desafios e perspectivas
DOI:
https://doi.org/10.5216/signos.v7.84340Palavras-chave:
ensino de Geografia, cartografia escolar, formação docente, pesquisa colaborativaResumo
O artigo apresenta os resultados da pesquisa coletiva desenvolvida pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Cartografia Escolar (GECE), intitulada “A disciplina Cartografia Escolar nos cursos de Geografia do Brasil e no Chile: uma análise da formação docente”. Este texto tem como objetivo compreender como a Cartografia Escolar vem sendo organizada e desenvolvida, especificamente, nos cursos de licenciatura em Geografia no Brasil. A investigação adota uma abordagem qualitativa, fundamentada na pesquisa colaborativa, e utiliza como instrumentos de produção de dados a análise de planos de ensino, entrevistas com docentes e a realização de um curso de extensão estruturado em três módulos temáticos: Cartografia Social, Cartografia Inclusiva e Geotecnologias aplicadas ao ensino de Geografia. Os resultados evidenciam a presença crescente da disciplina nos currículos, ainda que marcada por assimetrias regionais e teórico-metodológicas, bem como a necessidade de ampliar a integração entre teoria, prática e experiências formativas. As entrevistas evidenciam que os docentes reconhecem a Cartografia Escolar como componente essencial para o desenvolvimento do pensamento espacial e geográfico, mas também indicam a persistência de desafios estruturais e pedagógicos. As atividades do curso de extensão demonstraram o potencial da aprendizagem contextualizada e colaborativa como estratégia de experimentação didática. Conclui-se que a Cartografia Escolar consolida-se como campo formativo estratégico na licenciatura em Geografia, cuja expansão depende de diretrizes curriculares consistentes e da articulação entre ensino, pesquisa e extensão.
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