Etnogeomorfologia e ensino de Geografia: estado do conhecimento entre pesquisas brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.5216/signos.v7.82691Palavras-chave:
relevo, etnogeomorfologia, catálogo da CAPES, ensino de GeografiaResumo
O artigo discute o estado do conhecimento de pesquisas sobre etnogeomorfologia no Brasil, defendidas entre 2012 e 2024 e traz uma reflexão sobre possibilidades dessa abordagem no ensino de Geografia. O artigo apresenta aspectos teórico-metodológicos presentes nas referidas pesquisas, visando refletir sobre as potencialidades percebidas na abordagem etnogeomorfológica em diálogo, inicial, com o ensino de Geografia, considerando o conhecimento geográfico informal e o pensamento geográfico. A identificação dos trabalhos ocorreu a partir do descritor etnogeomorfologia no catálogo de teses e dissertações da Capes. Para o estudo dos elementos principais foi utilizada a metodologia da Análise de Conteúdo. Como resultado, cinco trabalhos foram selecionados e analisados entre os nove identificados em setembro de 2024. A maior parte é desenvolvida no Nordeste, trabalhos que se relacionam à percepção e aos conhecimentos de comunidades tradicionais sobre o relevo e como estas utilizam esses saberes em suas atividades diárias. No âmbito do ensino de Geografia, há apenas um trabalho desenvolvido com professores e estudantes do Ensino Médio de escolas públicas do Ceará. A maioria das pesquisas se fundamenta no método da fenomenologia e na categoria paisagem. O pequeno número de pesquisas evidencia o quanto a abordagem do relevo a partir da abordagem da etnogeomorfologia é recente, especialmente relacionada ao ensino de Geografia. Apesar disso, é possível constatar que a abordagem da etnogeomorfologia apresenta aspectos metodológicos que se aproximam aos pedagógicos no ensino de Geografia: centralidade dos sujeitos socioculturais nos estudos, valorização do conhecimento comum e a relevância da realidade geográfica local dos sujeitos.
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