Ensino de Geografia, problemas cotidianos e Projeto Nós Propomos!

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/signos.v7.81646

Palavras-chave:

ensino de Geografia, comunidade, jovem, cidadania

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar a análise de um concurso de redação realizado no âmbito do Projeto Nós Propomos! (PNP!) no Distrito Federal. Foi realizado no contexto das aulas de Geografia, por meio da elaboração de propostas orientadas à resolução de problemas cotidianos, tendo em vista a perspectiva prática de compreensão da dinâmica urbana, via de estudo da cidade. A metodologia utilizada para sua elaboração baseia-se na perspectiva qualitativa, cuja pesquisa bibliográfica apoia-se em autores que pesquisam a temática do Ensino de Geografia e do referido Projeto, bem como a análise documental das redações dos estudantes. Desse modo, a abordagem adotada ao Ensino de Geografia pautou-se, inicialmente, pelo propósito de formação para a cidadania, base de sustentação da proposta do Projeto Nós Propomos!, suscintamente apresentado na ocasião como ação/atividade que contribui para sistematização de conhecimentos geográficos. O tema escolhido pelos organizadores para o referido concurso foi “A participação do Jovem cidadão em busca de soluções para os problemas da sua comunidade”. No encaminhamento metodológico, o recorte de análise foi feito a partir de sete textos selecionados pela unidade escolar. Assim, ao analisar o processo pedagógico, foi possível perceber que esse tipo de atividade contribui para a construção de sujeitos críticos, reflexivos e autônomos por possibilitar a participação social dos estudantes na busca por construção de conhecimentos e resolução dos problemas locais da sua comunidade.

Biografia do Autor

Hugo de Carvalho Sobrinho, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), Brasília, Distrito Federal, Brasil, hugo.carvalhosobrinho@gmail.com

Pós-Doutorando em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB). Doutor e Mestre em Geografia pela Universidade de Brasília (UnB) na área de concentração de Gestão Ambiental e Territorial. Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) - Câmpus Formosa e graduado em Pedagogia. Professor da Carreira do Magistério Público da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF).

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Cristina Maria Costa Leite, Universidade de Brasília, (UnB), Brasília, Distrito Federal, Brasil, criscostaleite@gmail.com

Geógrafa, Pós-Doutorado em Geografia, Doutora em Educação, com Mestrado em Gestão Ambiental e Especialização em Gestão do Território e Sensoriamento Remoto. Professora efetiva da Universidade de Brasília, com atuação na Graduação em Pedagogia, na Pós-Graduação em Geografia, na Pós-Graduação em Educação, no processo de formação de professores na área de Geografia, bem como na análise das questões referentes ao ensino/aprendizagem desse campo disciplinar, nas modalidades presencial e à distância.

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Publicado

19-05-2025

Como Citar

Carvalho Sobrinho, H. de, & Leite, C. M. C. (2025). Ensino de Geografia, problemas cotidianos e Projeto Nós Propomos!. Revista Signos Geográficos, 7, 1–20. https://doi.org/10.5216/signos.v7.81646

Edição

Seção

Artigos