Ensino de Geografia, problemas cotidianos e Projeto Nós Propomos!
DOI:
https://doi.org/10.5216/signos.v7.81646Palavras-chave:
ensino de Geografia, comunidade, jovem, cidadaniaResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar a análise de um concurso de redação realizado no âmbito do Projeto Nós Propomos! (PNP!) no Distrito Federal. Foi realizado no contexto das aulas de Geografia, por meio da elaboração de propostas orientadas à resolução de problemas cotidianos, tendo em vista a perspectiva prática de compreensão da dinâmica urbana, via de estudo da cidade. A metodologia utilizada para sua elaboração baseia-se na perspectiva qualitativa, cuja pesquisa bibliográfica apoia-se em autores que pesquisam a temática do Ensino de Geografia e do referido Projeto, bem como a análise documental das redações dos estudantes. Desse modo, a abordagem adotada ao Ensino de Geografia pautou-se, inicialmente, pelo propósito de formação para a cidadania, base de sustentação da proposta do Projeto Nós Propomos!, suscintamente apresentado na ocasião como ação/atividade que contribui para sistematização de conhecimentos geográficos. O tema escolhido pelos organizadores para o referido concurso foi “A participação do Jovem cidadão em busca de soluções para os problemas da sua comunidade”. No encaminhamento metodológico, o recorte de análise foi feito a partir de sete textos selecionados pela unidade escolar. Assim, ao analisar o processo pedagógico, foi possível perceber que esse tipo de atividade contribui para a construção de sujeitos críticos, reflexivos e autônomos por possibilitar a participação social dos estudantes na busca por construção de conhecimentos e resolução dos problemas locais da sua comunidade.
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