Precisamos falar sobre os conteúdos no ensino de Geografia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/signos.v7.80818

Palavras-chave:

livro didático, BNCC, raciocínio geográfico, situação geográfica

Resumo

Neste artigo partimos do pressuposto de que a não demarcação do que constitui um conteúdo escolar pode gerar concepções herméticas, inquestionáveis e homogêneas do que deve ser ensinado. Para nós, o incômodo que gerou esta pesquisa está relacionado aos documentos e normativas curriculares nacionais, que orientam a construção de currículos e que influenciam, portanto, aquilo que de fato será trabalhado em sala de aula. Considerando que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de Geografia abre espaço para uma concepção teórica e metodológica ao propor uma abordagem de ensino que considere a resolução de problemas em conexão com a situação geográfica e em articulação com habilidades e princípios do raciocínio geográfico, nos perguntamos: Em qual medida livros didáticos (LDs) publicados pelas três editoras de maior vendagem no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), Fundo Nacional de Desenvolvimento Escolar (FNDE) – (Brasil, 2023) e aprovados pelo PNLD (2024), incorporam, em seus textos e atividades, a situação geográfica, os princípios do raciocínio geográfico, as habilidades e a resolução de problemas, postos na BNCC Geografia?  Do total de nove Coleções Didáticas de Geografia, aprovadas no PNLD (2024), analisamos livros de Coleções produzidas pelas três editoras de maior vendagem no PNLD - 2020 (Brasil, 2023). Nessas Coleções nos detivemos aos LDs destinados ao 6° ano do Ensino Fundamental. Em geral, os conteúdos e atividades presentes nos LDs das obras analisadas não favorecem a aprendizagem dos estudantes diante de questões, dúvidas, polêmicas e incertezas, impossibilitando-os de investigarem, raciocinarem, refletirem e interpretarem situações geográficas e mobilizarem o raciocínio geográfico.

Biografia do Autor

Patrícia Assis da Silva Ribeiro, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil, patricia.assis@ufjf.br

Professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF. Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2021). Possui graduação (2015) e mestrado (2017) em Geografia pela Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ.

Endereço Profissional: Rua José Lourenço Kelmer, s/n, São Pedro, Juiz de Fora, Minas Gerais

CEP: 36036-900

Email: patricia.assis@ufjf.br

Jackson Junio Paulino de Morais, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, jacksmorais@hotmail.com

Doutorando pelo Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal de Minas Gerais, na linha de pesquisa: Produção do espaço, ecologia, política, cultura, educação em Geografia. Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Graduado em Geografia pela instituição Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais núcleo universitário Coração Eucarístico. Atualmente é Professor da Educação Básica pela rede particular de ensino de Belo Horizonte e Região Metropolitana (MG).

Endereço Profissional: Av. Pres. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha, Belo Horizonte, Minas Gerais. CEP: 31270-901

E-mail: jacksmorais@hotmail.com

Raquel Augusta Melilo Carrieri, Colégio Santo Agostinho, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, raquelmelilo.ead@gmail.com

Possui graduação em Geografia, Licenciatura e Bacharelado, pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012 e 2013), mestrado em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (2017) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2023). Atualmente é professora da rede básica de ensino.

Endereço Profissional: Av. Amazonas, 1803 - Santo Agostinho, Belo Horizonte, Minas Gerais

CEP: 30180-002

E-mail: raquelmelilo.ead@gmail.com

Valéria de Oliveira Roque Ascenção, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, valeriaroque@gmail.com

Professora Associada do Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais, atuando nos cursos de graduação e pós-graduação em Geografia.  Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1991), mestrado em Faculdade de Educação - FAE/UFMG (2003) e doutorado em Geografia e Análise Ambiental pelo Instituto de Geociências/UFMG (2009).

Endereço Profissional: Av. Pres. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha, Belo Horizonte, Minas Gerais

CEP: 31270-901

E-mail: valeriaroque@gmail.com

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Publicado

10-02-2025

Como Citar

Ribeiro, P. A. da S., Morais, J. J. P. de, Carrieri, R. A. M., & Roque Ascenção, V. de O. (2025). Precisamos falar sobre os conteúdos no ensino de Geografia. Revista Signos Geográficos, 7, 1–21. https://doi.org/10.5216/signos.v7.80818

Edição

Seção

Artigos