Precisamos falar sobre os conteúdos no ensino de Geografia
DOI:
https://doi.org/10.5216/signos.v7.80818Palavras-chave:
livro didático, BNCC, raciocínio geográfico, situação geográficaResumo
Neste artigo partimos do pressuposto de que a não demarcação do que constitui um conteúdo escolar pode gerar concepções herméticas, inquestionáveis e homogêneas do que deve ser ensinado. Para nós, o incômodo que gerou esta pesquisa está relacionado aos documentos e normativas curriculares nacionais, que orientam a construção de currículos e que influenciam, portanto, aquilo que de fato será trabalhado em sala de aula. Considerando que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de Geografia abre espaço para uma concepção teórica e metodológica ao propor uma abordagem de ensino que considere a resolução de problemas em conexão com a situação geográfica e em articulação com habilidades e princípios do raciocínio geográfico, nos perguntamos: Em qual medida livros didáticos (LDs) publicados pelas três editoras de maior vendagem no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), Fundo Nacional de Desenvolvimento Escolar (FNDE) – (Brasil, 2023) e aprovados pelo PNLD (2024), incorporam, em seus textos e atividades, a situação geográfica, os princípios do raciocínio geográfico, as habilidades e a resolução de problemas, postos na BNCC Geografia? Do total de nove Coleções Didáticas de Geografia, aprovadas no PNLD (2024), analisamos livros de Coleções produzidas pelas três editoras de maior vendagem no PNLD - 2020 (Brasil, 2023). Nessas Coleções nos detivemos aos LDs destinados ao 6° ano do Ensino Fundamental. Em geral, os conteúdos e atividades presentes nos LDs das obras analisadas não favorecem a aprendizagem dos estudantes diante de questões, dúvidas, polêmicas e incertezas, impossibilitando-os de investigarem, raciocinarem, refletirem e interpretarem situações geográficas e mobilizarem o raciocínio geográfico.
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