Os sujeitos e as práticas espaciais: relações necessárias ao ensino de Geografia
DOI:
https://doi.org/10.5216/signos.v6.80579Palavras-chave:
pensamento geográfico, desenvolvimento cognitivo, Teoria Histórico-Cultural, formação docente, práticas espaciaisResumo
O presente artigo é um recorte da tese de doutorado do autor e se constitui em uma discussão teórica. Ela investiga as relações entre práticas espaciais dos licenciandos e a mediação didática no ensino de Geografia. Para tanto, discute-se a inserção desses sujeitos na sociedade de classes atual e o papel da educação superior na formação docente. A seguir, analisa-se a progressão dos licenciandos, destacando a importância das práticas espaciais cotidianas – habitar, trabalhar, estudar, deslocar-se e permanecer – para a construção de estratégias pedagógicas. Por fim, o estudo propõe que essas práticas sejam integradas às práticas pedagógicas, visando uma práxis docente que articule teoria, prática e transformação social.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Signos Geográficos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.