Os sujeitos e as práticas espaciais: relações necessárias ao ensino de Geografia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/signos.v6.80579

Palavras-chave:

pensamento geográfico, desenvolvimento cognitivo, Teoria Histórico-Cultural, formação docente, práticas espaciais

Resumo

O presente artigo é um recorte da tese de doutorado do autor e se constitui em uma discussão teórica. Ela investiga as relações entre práticas espaciais dos licenciandos e a mediação didática no ensino de Geografia. Para tanto, discute-se a inserção desses sujeitos na sociedade de classes atual e o papel da educação superior na formação docente. A seguir, analisa-se a progressão dos licenciandos, destacando a importância das práticas espaciais cotidianas – habitar, trabalhar, estudar, deslocar-se e permanecer – para a construção de estratégias pedagógicas. Por fim, o estudo propõe que essas práticas sejam integradas às práticas pedagógicas, visando uma práxis docente que articule teoria, prática e transformação social.

Biografia do Autor

Francisco Tomaz de Moura Júnior, Secretaria de Estado de Educação e Desporto de Roraima, Boa Vista, Roraima, Brasil, fthomaz-junior@hotmail.com.

Possui graduação e mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás/Regional Jataí e doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGGeo) da Universidade Federal de Jataí. É professor da Rede Estadual de Educação de Roraima. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Ensino de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de Geografia, didática e formação de professores, identidade(s) e atuação profissional.

Endereço Profissional: Secretaria de Estado de Educação e Desporto de Roraima (Seed/RR). Alameda Beta, 76, Bairro Nossa Senhora Aparecida, Boa Vista (RR). CEP: 69.306-372

Email: fthomaz-junior@hotmail.com

Downloads

Publicado

14-11-2024

Como Citar

Moura Júnior, F. T. de. (2024). Os sujeitos e as práticas espaciais: relações necessárias ao ensino de Geografia. Revista Signos Geográficos, 6, 1–25. https://doi.org/10.5216/signos.v6.80579

Edição

Seção

Artigos