Situação geográfica e trabalho de campo: caminho potencial para a construção de conhecimentos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/signos.v6.80489

Palavras-chave:

situação geográfica, trabalho de campo, ensino de Geografia

Resumo

O ensino de Geografia na educação básica ainda tem muitos obstáculos a serem superados, pois, apesar da relevância do raciocínio geográfico na formação dos estudantes, esses ainda encaram a disciplina como simples, descritiva e informativa. É necessário encontrar novas possibilidades ao fazer docente porque aprender a pensar o mundo segundo as lentes da Geografia provoca o empoderamento, que pode ativar a cidadania para reconhecer problemas, formular soluções e colocá-las em prática, envolvendo a luta e a melhoria das condições no espaço vivido. Nesse caso, o texto apresenta uma reflexão construída, segundo levantamento bibliográfico, referente ao uso da situação geográfica como abordagem para a realização de trabalhos de campo na educação básica. Destaca a importância de identificar o território dos próprios estudantes, para que ele seja visto como unidade territorial de aprendizagem, no qual a mediação do professor contribui para reconhecer e validar conceitos geográficos, mas, também, para alfabetizar cientificamente, construir conhecimento novo e leituras territoriais, segundo as categorias da Geografia. Portanto, essa é uma contribuição de professores para professores, em que a práxis se constitui em conhecimento pedagógico do conteúdo, para que as práticas de campo encontrem maior embasamento teórico em sua realização e proporcionem o alcance dos objetivos de aprendizagem, percebendo a Geografia como conhecimento poderoso.

Biografia do Autor

Ricardo Chaves de Farias, Universidade de Brasília, Brasília, Distrito Federal, Brasil, ricardochaves@outlook.com

Licenciado como bolsista pelo PROUNI (2007), Mestre (2019) e Doutorando em Geografia (UnB), atua em escolas da rede privada do Distrito Federal.  Membro do Grupo de Pesquisa em Ensino, aprendizagem e formação de professores GEAF/UnB.   

Endereço: Campus Universitário Darcy Ribeiro, ICC Norte, Bloco B, Asa Norte, Brasília – Distrito Federal.

CEP: 70910-900 

E-mail: ricardochaves@outlook.com

Leonardo Ferreira Farias da Cunha, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Brasília, Distrito Federal, Brasil, leoffarias@yahoo.com.br

Professor da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Doutor em Geografia pela UnB. Membro do Grupo de Pesquisa em Ensino, aprendizagem e formação de professores GEAF/UnB.

Endereço: Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Setor Comercial Norte – Quadra 06, Conjunto A Edifício Venâncio 3000, Asa Norte – Brasília – Distrito Federal.

CEP: 70297-400

E-mail: leoffarias@yahoo.com.br

Cristina Maria Costa Leite, Universidade de Brasília, Brasília, Distrito Federal, Brasil, criscostaleite@gmail.com

Geógrafa, Pós-doutorado em Geografia, Doutora em Educação, com Mestrado em Gestão Ambiental e Especialização em Gestão do Território e Sensoriamento Remoto. Professora efetiva da Universidade de Brasília, com atuação em Pedagogia e na Pós-Graduação em Geografia. É líder do Grupo de Pesquisa em Ensino, aprendizagem e formação de professores GEAF/UnB.

Endereço: Faculdade de Educação, Campus Universitário Darcy Ribeiro, Asa Norte, Brasília – Distrito Federal.

CEP: 70910-900 

E-mail: criscostaleite@gmail.com    

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Publicado

13-12-2024

Como Citar

Farias, R. C. de, Cunha, L. F. F. da, & Leite, C. M. C. (2024). Situação geográfica e trabalho de campo: caminho potencial para a construção de conhecimentos. Revista Signos Geográficos, 6, 1–19. https://doi.org/10.5216/signos.v6.80489

Edição

Seção

Artigos