Situação geográfica e trabalho de campo: caminho potencial para a construção de conhecimentos
DOI:
https://doi.org/10.5216/signos.v6.80489Palavras-chave:
situação geográfica, trabalho de campo, ensino de GeografiaResumo
O ensino de Geografia na educação básica ainda tem muitos obstáculos a serem superados, pois, apesar da relevância do raciocínio geográfico na formação dos estudantes, esses ainda encaram a disciplina como simples, descritiva e informativa. É necessário encontrar novas possibilidades ao fazer docente porque aprender a pensar o mundo segundo as lentes da Geografia provoca o empoderamento, que pode ativar a cidadania para reconhecer problemas, formular soluções e colocá-las em prática, envolvendo a luta e a melhoria das condições no espaço vivido. Nesse caso, o texto apresenta uma reflexão construída, segundo levantamento bibliográfico, referente ao uso da situação geográfica como abordagem para a realização de trabalhos de campo na educação básica. Destaca a importância de identificar o território dos próprios estudantes, para que ele seja visto como unidade territorial de aprendizagem, no qual a mediação do professor contribui para reconhecer e validar conceitos geográficos, mas, também, para alfabetizar cientificamente, construir conhecimento novo e leituras territoriais, segundo as categorias da Geografia. Portanto, essa é uma contribuição de professores para professores, em que a práxis se constitui em conhecimento pedagógico do conteúdo, para que as práticas de campo encontrem maior embasamento teórico em sua realização e proporcionem o alcance dos objetivos de aprendizagem, percebendo a Geografia como conhecimento poderoso.
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