Perspectivas interculturais em escolas da fronteira do Mato Grosso (Brasil) com Santa Cruz (Bolívia): olhares geográficos
DOI:
https://doi.org/10.5216/signos.v6.78286Palavras-chave:
Geografia, cultura, fronteira, Mato GrossoResumo
O mosaico territorial da fronteira do Mato Grosso (Brasil) com Santa Cruz (Bolívia) compõe um espaço repleto de diversidade cultural, de modo que esta diversidade é construída a partir da miscigenação sociocultural presente no Estado do Mato Grosso. A presença dos povos originários, povos afro-brasileiros e do colonizador, moldam os aspectos socioculturais presente neste espaço. Neste sentido, o objetivo deste artigo é apresentar algumas perspectivas interculturais no espaço escolar na fronteira, de modo a analisar como as manifestações culturais observadas nos espaços de fronteira auxiliam o processo de ensino-aprendizagem, em que o lugar da fronteira ganha destaque nos projetos educativos, destacando diversos elementos socioespaciais como as festas e danças, as quais podem direcionar as reflexões geográficas e a identidade dos estudantes. Como suporte metodológico utilizou-se de análise bibliográfica e documental, sendo também realizadas atividades de campo na área em estudo. Oportunizou-se a coleta de dados além de informações sobre os aspectos históricos, políticos, socioeconômicos e culturais dos espaços de fronteira. Assim sendo, a interculturalidade presente neste espaço ganha destaque nas práticas pedagógicas cotidianas, corroborando com as leis e normativas curriculares, contribuindo com a construção de uma cidadania ativa para os diferentes povos que habitam a fronteira.
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