LINGUAGENS SENSORIAIS PARA GEOGRAFIA INCLUSIVA: A FORMULAÇÃO DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO NA MEDIAÇÃO DO CONTEÚDO CIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/signos.v4.74781

Palavras-chave:

educação geográfica, ensino de Geografia, inclusão, linguagem, pessoas com deficiência visual

Resumo

A falta de constantes investigações para uma melhor articulação e sistematização no uso de linguagens sensoriais no ensino de Geografia, no contexto de sala de aula com a presença de pessoas com Deficiência Visual, pode resultar em encaminhamentos didáticos que não potencializam a significação aos fenômenos que ocorrem no espaço urbano. Dito isto, como desenvolver uma ação mediadora capaz de articular e sistematizar linguagens sensoriais de forma inclusiva, ou seja, que atenda às pluralidades presentes, com fins de potencializar a apreensão dos conhecimentos geográficos que concernem ao ensino de cidade, bem como garantir a inclusão e cidadania? Assim, objetiva-se com esse artigo apresentar as Linguagens Sensoriais potentes ao construto do Pensamento Geográfico sobre a cidade em contexto inclusivo de Pessoas com Deficiência Visual (PCDV) presentes nas salas de aula de Geografia. A abordagem qualitativa foi a adotada, e procedimentalmente aportou-se nos aspectos da pesquisa bibliográfica (em Teses, Dissertações, e artigos científicos em livros e revistas), na observação (nas ambiências do Centro Brasileiro de Reabilitação e Apoio ao Deficiente Visual – CEBRAV, localizado na cidade de Goiânia-GO, bem como em três salas de aula de Geografia de três instituições de ensino público) e em entrevistas (com um conjunto de dez estudantes que são acompanhados pelo CEBRAV). A partir das ações e procedimentos metodológicos executados foi possível elencar um conjunto de Linguagens sensoriais possíveis para a construção de Pensamento Geográfico sobre a cidade em turmas regulares de ensino com a presença de Pessoas com Deficiência Visual.

Biografia do Autor

David de Abreu Alves, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, Roraima, Brasil, david.abreu@ufrr.br

Professor Adjunto de Geografia no Departamento de Geografia do Instituto de Geociências da Universidade Federal de Roraima, Campus Paricarana. Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Goiás. Mestre em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba. Graduado em Geografia (Licenciatura) pela Universidade Federal de Campina Grande. Participante do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Educação Geográfica (NEPEG), do Núcleo de Pesquisa em Ensino de Cidade (NUPEC), e do grupo de Investigadores Iberoamericanos em Educação Geográfica. Desenvolvo pesquisas no campo da Educação Geográfica Inclusiva, da(s) Linguagem(s), Didática da Geografia e Metodologias de Ensino em Geografia.

Endereço profissional: Campus Paricarana - Mecejana, Boa Vista - RR, CEP: 69310-035.

E-mail: david.abreu@ufrr.br

Downloads

Publicado

29-12-2022

Como Citar

de Abreu Alves, D. (2022). LINGUAGENS SENSORIAIS PARA GEOGRAFIA INCLUSIVA: A FORMULAÇÃO DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO NA MEDIAÇÃO DO CONTEÚDO CIDADE . Revista Signos Geográficos, 4, 1–23. https://doi.org/10.5216/signos.v4.74781

Edição

Seção

Artigos