Formação de professores de Geografia e os desafios contemporâneos: reflexões sobre o programa Residência Pedagógica da Unioeste/Francisco Beltrão-Paraná
DOI:
https://doi.org/10.5216/signos.v5.74608Palavras-chave:
formação, professores, Geografia, trabalho docente, Residência PedagógicaResumo
O texto ora apresentado objetiva analisar parte do estudo desenvolvido no decurso do pós-doutorado (2021-2022) no Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - Unijuí. Realizou-se uma pesquisa de caráter teórico/bibliográfico e investigativo, com o intuito de discutir a formação dos docentes de Geografia no Programa Institucional Residência Pedagógica (RP), subprojeto de Geografia vinculado à Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Francisco Beltrão. Discutir sobre formação de professores seja inicial ou continuada é desafiador, mas necessário para o entendimento dos rumos educacionais e para o futuro da Geografia enquanto disciplina escolar. Nessa pesquisa, os subsídios teóricos e metodológicos adotados, que serão demonstrados no decurso do trabalho, e a prática enquanto professora do curso de Geografia, possibilitou-nos refletir sobre a formação inicial de professores de Geografia por meio da realidade que estamos inseridos e das vivências obtidas durante o RP (2020-2022). Em termos metodológicos, buscamos organizar as aprendizagens e as contrariedades vividas com o RP na forma de escritos elaborados pelos residentes, correspondendo a 24 (vinte e quatro) textos que representam o número de integrantes do subprojeto de Geografia, os quais foram analisados à luz do discurso de Bakhtin, possibilitando a reflexão das prerrogativas e das adversidades vividas no ínterim do programa RP, suas colaborações na formação dos futuros professores do curso, bem como a relevância de entender os complexos e amplos fatores que envolvem a profissão e seus desdobramentos nos ser e agir docentes.