Formação de professores de Geografia e os desafios contemporâneos: reflexões sobre o programa Residência Pedagógica da Unioeste/Francisco Beltrão-Paraná

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/signos.v5.74608

Palavras-chave:

formação, professores, Geografia, trabalho docente, Residência Pedagógica

Resumo

O texto ora apresentado objetiva analisar parte do estudo desenvolvido no decurso do pós-doutorado (2021-2022) no Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - Unijuí. Realizou-se uma pesquisa de caráter teórico/bibliográfico e investigativo, com o intuito de discutir a formação dos docentes de Geografia no Programa Institucional Residência Pedagógica (RP), subprojeto de Geografia vinculado à Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Francisco Beltrão. Discutir sobre formação de professores seja inicial ou continuada é desafiador, mas necessário para o entendimento dos rumos educacionais e para o futuro da Geografia enquanto disciplina escolar. Nessa pesquisa, os subsídios teóricos e metodológicos adotados, que serão demonstrados no decurso do trabalho, e a prática enquanto professora do curso de Geografia, possibilitou-nos refletir sobre a formação inicial de professores de Geografia por meio da realidade que estamos inseridos e das vivências obtidas durante o RP (2020-2022). Em termos metodológicos, buscamos organizar as aprendizagens e as contrariedades vividas com o RP na forma de escritos elaborados pelos residentes, correspondendo a 24 (vinte e quatro) textos que representam o número de integrantes do subprojeto de Geografia, os quais foram analisados à luz do discurso de Bakhtin, possibilitando a reflexão das prerrogativas e das adversidades vividas no ínterim do programa RP, suas colaborações na formação dos futuros professores do curso, bem como a relevância de entender os complexos e amplos fatores que envolvem a profissão e seus desdobramentos nos ser e agir docentes.

 

Biografia do Autor

Najla da Silva Mehanna, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, Paraná, Brasil, najlamehanna@gmail.com

Pós- doutora em Educação para Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul (Unijuí), Doutora em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Professora Associada dos cursos de Geografia Licenciatura e do programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus de Francisco Beltrão. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação e Ensino de Geografia (GPEG).

Endereço Profissional: Rua Maringá, 1200 - Vila Nova, Francisco Beltrão - PR, 85605-010.

E-mail: najlamehanna@gmail.com.

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Publicado

12-05-2023

Como Citar

da Silva Mehanna, N. (2023). Formação de professores de Geografia e os desafios contemporâneos: reflexões sobre o programa Residência Pedagógica da Unioeste/Francisco Beltrão-Paraná. Revista Signos Geográficos, 5, 1–22. https://doi.org/10.5216/signos.v5.74608

Edição

Seção

Artigos