A IMPORTÂNCIA DO “CONHECIMENTO DO TEMA” NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E PARA A ELABORAÇÃO DOS CURRÍCULOS A PARTIR DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/signos.v4.73912

Palavras-chave:

conhecimento do tema, Desenho-Geográfico, Paisagem-lugar, Ensino de Geografia, Anos Iniciais, currículo escolar, competências e habilidades, formação de professores de Geografia

Resumo

Esse artigo apresenta reflexões suscitadas pela tese de doutorado defendida em 2018, a partir das constatações apresentadas nesse trabalho.  Na referida tese, pudemos ponderar sobre a relação do Conhecimento do tema (GROSSMAN, 1990) ou Conhecimento Específico do Conteúdo (SHULMAN, 1982), que compõe o Pedagogical Content Knowledge (PCK) com o desenvolvimento de habilidades e competências em Geografia. Para tanto buscamos contextualizar a pesquisa e seus resultados, apresentando a organização de um plano de ensino para o ensino superior que se vale das Sequências Didáticas (SDs), tanto como recurso organizador das atividades de ensino, como também se mostrou fonte para a sistematização dos dados e das análises realizadas. Por fim, procuramos mostrar a importância do Conhecimento do Tema tanto na formação dos professores, como para a elaboração de currículos que promovam o desenvolvimento das habilidades e competências propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Biografia do Autor

Ana Paula Gomes Seferian, Universidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil, paulag_geo@yahoo.com.br

Bacharel e Mestre em Geografia Humana pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo – FFLCH-USP, Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – FEUSP. Trabalha com formação de professores desde 2003. Professora da Faculdade Sesi de Educação no Curso de Licenciatura em Ciências Humanas e Professora Temporária na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – FEUSP.

Endereço profissional: Av. da Universidade, 308 - Butantã, São Paulo - SP, 05508-040

E-mail: paulag_geo@yahoo.com.br

Downloads

Publicado

08-12-2022

Como Citar

Gomes Seferian, A. P. (2022). A IMPORTÂNCIA DO “CONHECIMENTO DO TEMA” NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E PARA A ELABORAÇÃO DOS CURRÍCULOS A PARTIR DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC). Revista Signos Geográficos, 4, 1–24. https://doi.org/10.5216/signos.v4.73912

Edição

Seção

Artigos