SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS À LUZ DO ENSINO DE GEOGRAFIA POR INVESTIGAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.5216/signos.v4.72439Palavras-chave:
Ensino de Geografia, ensino por investigação, raciocínio geográfico, espacialidade do fenômeno, sequências didáticasResumo
Este trabalho se debruça sobre a potencialidade do Ensino de Geografia por Investigação por meio de sequências didáticas, que tenha como norte uma pergunta geográfica construída a partir de dada situação geográfica como um caminho para a aprendizagem. Aqui são expostas teorias e interpretações, objetivando contribuir para a reflexão sobre a estruturação da prática pedagógica em Geografia para além da mera informação sobre componentes espaciais e que esta seja capaz de favorecer a construção do raciocínio geográfico, buscando a interpretação da espacialidade do fenômeno. Para tanto, foram interseccionadas as bases teóricas preconizadas por ROQUE ASCENÇÃO e VALADÃO (2014, 2017, 2018, 2020), SILVEIRA (1999), SANTOS (2006), CARVALHO (2013) e SASSERON (2015). Essa interseccionalidade e os diálogos dela decorrente se estabeleceram por meio de reflexões que nos permitiram inferir que a operação com os princípios do raciocínio geográfico, conceitos estruturadores, estruturantes e o tripé metodológico da Geografia a partir de uma situação geográfica a ser investigada no Ensino de Geografia, tem potencial de favorecer o desenvolvimento e mobilizar o raciocínio geográfico para a construção de interpretações da espacialidade do fenômeno.