SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS À LUZ DO ENSINO DE GEOGRAFIA POR INVESTIGAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/signos.v4.72439

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, ensino por investigação, raciocínio geográfico, espacialidade do fenômeno, sequências didáticas

Resumo

Este trabalho se debruça sobre a potencialidade do Ensino de Geografia por Investigação por meio de sequências didáticas, que tenha como norte uma pergunta geográfica construída a partir de dada situação geográfica como um caminho para a aprendizagem. Aqui são expostas teorias e interpretações, objetivando contribuir para a reflexão sobre a estruturação da prática pedagógica em Geografia para além da mera informação sobre componentes espaciais e que esta seja capaz de favorecer a construção do raciocínio geográfico, buscando a interpretação da espacialidade do fenômeno. Para tanto, foram interseccionadas as bases teóricas preconizadas por ROQUE ASCENÇÃO e VALADÃO (2014, 2017, 2018, 2020), SILVEIRA (1999), SANTOS (2006), CARVALHO (2013) e SASSERON (2015). Essa interseccionalidade e os diálogos dela decorrente se estabeleceram por meio de reflexões que nos permitiram inferir que a operação com os princípios do raciocínio geográfico, conceitos estruturadores, estruturantes e o tripé metodológico da Geografia a partir de uma situação geográfica a ser investigada no Ensino de Geografia, tem potencial de favorecer o desenvolvimento e mobilizar o raciocínio geográfico para a construção de interpretações da espacialidade do fenômeno.

Biografia do Autor

Jackson Junio Paulino de Morais, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, jacksmorais@hotmail.com

Doutorando pelo Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal de Minas Gerais, na linha de pesquisa: Produção do espaço, ecologia, política, cultura, educação em Geografia. Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Graduado em Geografia pela instituição Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais núcleo universitário Coração Eucarístico. Desenvolve, através do Grupo de Estudos em Ensino e Pesquisa em Geografia (GEPEGEO), atividades extensionistas para à formação docente em Geografia e atividades de pesquisa em práticas de ensino em Geografia. Atualmente, é Professor da Educação Básica pela rede particular de ensino de Belo Horizonte e Região Metropolitana (MG).

Endereço profissional: Av. Pres. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha, Belo Horizonte - MG, 31270-901.

E-mail: jacksmorais@hotmail.com

Valéria de Oliveira Roque Ascenção, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, valeriaroque@gmail.com

Graduação em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1991), mestrado em Faculdade de Educação- FAE/UFMG (2003) (conceito 7 CAPES) e doutorado em Geografia e Análise Ambiental (conceito 6 Capes) pelo Instituto de Geociências/UFMG (2009). Atualmente é Professor Associado I no curso de Geografia do IGC/UFMG. Atua como professora e pesquisadora colaboradora junto ao Núcleo de Ensino e Pesquisas em Educação Geográfica - NEPEG (IESA/UFG). Coordena, desde 2012, o Grupo de Estudos em Ensino e Pesquisa em Geografia (GEPEGEO) da UFMG.

Endereço profissional: Av. Pres. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha, Belo Horizonte - MG, 31270-901.

E-mail: valeriaroque@gmail.com

Downloads

Publicado

2022-08-05

Edição

Seção

Artigos