MUITO ALÉM DO VOTO: GEOGRAFIA E POLÍTICA PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/signos.v4.71718

Palavras-chave:

jogo da política, orçamento participativo, ensino de Geografia; currículo de Geografia; Didática da Geografia

Resumo

O artigo apresenta o resultado de pesquisa sobre como a Geografia Política pode contribuir para o exercício da educação cidadã. Além da reflexão acerca dos aspectos teóricos referentes aos conceitos de política, cidadania, escala geográfica e pacto federativo, é relatada a aplicação do Jogo da Política na Educação Básica. No âmbito do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), campus Uberaba/MG, os graduandos matriculados na disciplina de Geografia Política coordenaram as atividades realizadas com os estudantes do Ensino Médio em quatro etapas: I) duas aulas teóricas para elaboração de diagnóstico; II) realização de trabalhos de campo nas secretarias municipais; III) três aulas teóricas posteriores ao campo para sistematização dos dados e preparação para o jogo; IV) aplicação do Jogo da Política, debate e plenária final. Dentre os resultados alcançados destacam-se a reconstrução do conceito de política inicialmente identificado como uma resistência ao debate entre os estudantes do Ensino Médio e sua expansão para além das polarizações e hostilizações entre partidos políticos. O reconhecimento das vias possíveis para participação na política do município por meio de acesso a informações públicas, especialmente referentes ao orçamento participativo. Por fim, distingue-se o potencial da experiência analisada e da pesquisa ainda em curso de contribuir para que o ensino de Geografia se fortaleça como via capaz de concretizar a formação de cidadãos comprometidos com a democracia e com a construção de novas práticas políticas capazes de transformar o destino de sua comunidade.

Biografia do Autor

Marina Castro de Almeida, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba, Minas Gerais, Brasil, marina.almeida@uftm.edu.br

Possui bacharelado e licenciatura em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002), mestrado em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (2005) e doutorado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (2013), com período sanduíche na City University of New York (Orientador: Neil Smith). Realizou pós-doutorado na Universidade de São Paulo, em Geografia Econômica e Regional (Supervisão: María Mónica Arroyo) e na Université de Vicennes à Saint-Denis - Paris VIII, no Laboratório Ladyss (Laboratoire Dynamiques Sociales et Recomposition des Espaces - Supervisão: Bezunesh Tamru). Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba-MG. Tem experiência na área de Geografia Humana, com ênfase em Geografia Econômica e Regional, Redes Geográficas e Planejamento Territorial, atuando principalmente nos seguintes temas: região e regionalização, globalização, desenvolvimento geográfico desigual, distribuição territorial dos serviços prestados às empresas e precarização do trabalho.

Endereço profissional: Av. Frei Paulino, 30 - Nossa Sra. da Abadia, Uberaba - MG, 38025-180.

E-mail: marina.almeida@uftm.edu.br

Downloads

Publicado

2022-04-12

Edição

Seção

Artigos