PENSAR AS POLÍTICAS DE CURRÍCULO: IMPRESSÕES NO DEBATE SOBRE RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO

Autores

Palavras-chave:

políticas de currículo, raciocínio geográfico, Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Educação Básica, desconstrução

Resumo

Neste artigo discuto a ideia de raciocínio geográfico, que ganhou maior circulação no campo da educação geográfica com a proposição da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Focalizo produções voltadas ao tema buscando compreender sentidos que são postos em circulação nas políticas de currículo para Geografia. Abordo tais produções a partir do diálogo com autoras do campo do currículo, como Lopes e Macedo, bem como a partir da incorporação do pensamento desconstrucionista, de Derrida, e da teoria do discurso, de Laclau. Penso a política de currículo como uma textualização mais ampla e incontrolável, irrestrita a documentos ou legislações, estruturas ou essências. Nesse sentido, pondero que as produções intelectuais voltadas ao tema do raciocínio geográfico não só tendem a influenciar, como constituem parte da produção curricular, podendo ser interpretadas como momentos de uma política mais ampla. Durante a abordagem ao material empírico aponto sentidos normativos nas propostas à escola, que podem ser interpretados como forma de combatê-la ou limitá-la como contexto de produção cultural, além de constituir restrições a formas plurais de raciocinar em Geografia. Defendo, conclusivamente, ser potente a ampliação do olhar sobre a Geografia que acontece na escola como um nome por meio do qual são negociados sentidos de ciência, do cotidiano, das experiências, das emoções e do imprevisível. Argumento que tal ampliação possibilita pensarmos na proposição de políticas públicas de currículo com foco na valorização de escolas, de docentes e comunidades, de maneira que definam suas propostas curriculares a partir dos desafios e questões com que lidam cotidianamente.

Biografia do Autor

Hugo Heleno Camilo Costa, Universidade Federal de Mato Grosso, Mato Grosso, Brasil

Professor do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Mato Grosso (ICHS/UFMT/Araguaia), Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da UFMT (PPGEDU/UFMT), líder do Núcleo de Estudos em Currículo, Culturas e Subjetividades (NECSUS/CNPq).

Endereço Profissional: Av. Valdon Varjão - Barra do Garças, MT, 78600-000.

E-mail: hugoguimel@yahoo.com.br

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Publicado

24-11-2021

Como Citar

Camilo Costa, H. H. (2021). PENSAR AS POLÍTICAS DE CURRÍCULO: IMPRESSÕES NO DEBATE SOBRE RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO. Revista Signos Geográficos, 3, 1–20. Recuperado de https://revistas.ufg.br/signos/article/view/70139

Edição

Seção

Artigos