CIDADANIA TERRITORIAL E GEOGRAFIZAÇÃO DA CIDADANIA NO ENSINO DE GEOGRAFIA E NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA

Autores

Palavras-chave:

cidadania, território , ensino de Geografia

Resumo

A Cidadania Territorial e a Geografização da Cidadania são propostas reflexivas que tentam reafirmar a necessidade da ciência geográfica no plano educativo como área fundamental para a construção de um cidadão ativo, com ideal de consciência e atuação para a cidadania efetivamente coletiva, no qual instituições formadoras de professores e o ensino de Geografia se solidarizam para esta necessidade de evidenciar a função da Geografia protagonizar o debate acerca da polissemia dos conceitos de cidadania coletiva e participativa, democracia e justiça espacial. Sendo que é prioridade evidenciar a escola e a universidade como os principais territórios que possibilitam esta reafirmação da ciência geográfica como protagonista da formação do cidadão geograficamente comprometido e participativo na sua comunidade.

Biografia do Autor

Flávia Spinelli Braga, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Rio Grande do Norte, Brasil

Doutora em Geografia pela Universidade de Lisboa/IGOT na área da Didática de Geografia, Mestre em Geografia na linha do Ensino de Geografia pela UNESP/Presidente Prudente. Atualmente é professora adjunta IV da Faculdade de Educação e atua no Programa de Pós Graduação em Serviço Social e Direitos Sociais da UERN. 

Endereço Profissional: Av. Prof. Antônio Campos - Pres. Costa e Silva, Mossoró - RN, 59610-210.

E-mail: flaviaspinelli@uern.br

Downloads

Publicado

06-12-2021

Como Citar

Spinelli Braga, F. . (2021). CIDADANIA TERRITORIAL E GEOGRAFIZAÇÃO DA CIDADANIA NO ENSINO DE GEOGRAFIA E NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA. Revista Signos Geográficos, 3, 1–16. Recuperado de https://revistas.ufg.br/signos/article/view/69617

Edição

Seção

Artigos