ALÉM DA LITERALIDADE: OUTROS MODOS DE APROXIMAÇÃO À LINGUAGEM DA FOTOGRAFIA NA GEOGRAFIA

Autores

Palavras-chave:

fotografia, Geografia, projeção de imagens, linguagem, tradução

Resumo

A fotografia é uma das imagens que integra o corpo visual da Geografía, tanto nas suas práticas de pesquisa e de ensino. Apesar dos giros epistemológicos, temáticos e metodológicos da disciplina e das transformações na fotografia, é possível identificar a permanência de um modo de aproximação à linguagem fotográfica. A primeira seçãp do texto, analisa como se configura uma organização do visível no ato fotográfico. Na segunda, examina-se a aliança entre essa organização do visível e a projeção de imagens, uma prática muito habitual na Geografia. Para finalizar, tomando como eixo a potência criadora da linguagem, se apresentam algumas ideias como exercícios para pensar a tradução da fotografía além da literalidade.

Biografia do Autor

Verónica Carolina Hollman, CONICET- Instituto de Geografía, Universidad de Buenos Aires. Argentina

Verónica Carolina Hollman

Graduada em Geografia, mestre em Geografia Humana pela University of British Columbia e doutora em Ciências Sociais pela FLACSO. Atualmente é Pesquisadora Independiente no CONICET (Consejo de Investigaciones Científicas y Técnicas) no Instituto de Geografia da Universidad de Buenos Aires. Pesquisa as relações entre cultura visual e geografia a partir de três objetos de indagação: a construção visual das problemáticas ambientais, a historia da educação visual no ensino de geografia, os usos não militares da visão aérea. Tem publicado artigos em revistas de Argentina, Brasil, México, Chile, Espanha, Inglaterra. É pesquisadora da Rede Internacional Imagens, Geografías e Educação.

Instituto de Geografía “Romualdo Ardisson”. Facultad de Filosofía y Letras. Piso 4. Puan 480.Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina.

 

Downloads

Publicado

24-11-2020

Como Citar

Hollman, V. C. (2020). ALÉM DA LITERALIDADE: OUTROS MODOS DE APROXIMAÇÃO À LINGUAGEM DA FOTOGRAFIA NA GEOGRAFIA. Revista Signos Geográficos, 2, 1–17. Recuperado de https://revistas.ufg.br/signos/article/view/65758

Edição

Seção

Artigos