“QUANDO A GENTE COMEÇOU A OLHAR OS MAPAS, MEU CÉREBRO LIGOU UMA LUZ E EU COMECEI A ESTUDAR SOBRE OS LUGARES ” - A DOCÊNCIA COM AS CRIANÇAS E COM A GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS
Palavras-chave:
Crianças, Anos Iniciais, Geografia Escolar, DocênciaResumo
Este trabalho apresenta reflexões que emergem da docência com as crianças e a Geografia escolar nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Está alicerçado em concepções pedagógicas que foram sendo constituídas a partir da prática docente, com base nos pressupostos da teoria histórico-cultural, da Geografia da Infância, entranhadas na perspectiva dialógica. Nesse propósito, tais reflexões almejaram dar sentido à docência e teorizá-la com curiosidade, sem, contudo, pretender encontrar receitas e fórmulas aplicáveis deliberadamente. Destaca-se que na escola, a busca pela constituição de um espaço pedagógico que dialogue, ouça e proponha geografias com as crianças, prescinde criar espaços-tempos em que as crianças exerçam e ensaiem formas próprias de ser e estar no mundo. Nessa trajetória, as inquietações, as práticas, as ações, as crenças, as teorias e, sobretudo, a interação com as crianças movimentaram o pensamento, que reverberou em percursos investigativos. Nesses, constatou-se serem imprescindíveis, propostas didáticas que oportunizem a expressão do mundo em diferentes linguagens e considerem a importância dos saberes que emergem da espacialidade das crianças, das vivências, da imaginação e criação.