PENSAMENTO PEDAGÓGICO-GEOGRÁFICO E O ENSINO DE GEOGRAFIA

Autores

Palavras-chave:

pensamento pedagógico-geográfico, raciocínio geográfico, ensino de geografia, educação geográfica

Resumo

A clarificação dos elementos essenciais para engendrar pensamentos e raciocínios geográficos constitui-se como um importante movimento para uma educação mais significativa em sala de aula. Diante disso, o objetivo deste artigo é debater a construção de um modo de Pensamento Pedagógico-Geográfico de professor e compreender, pela relação pensamento e raciocínio geográfico, como contribuir à educação geográfica. A metodologia envolve a pesquisa bibliográfica que ampara a definição dos principais temas que perpassam este escrito: pensamento geográfico, raciocínio geográfico, pensamento de professor e educação geográfica, que permitem a construção de relações e proposições sobre os aspectos tidos como basilares à formação de professores de Geografia. Considera-se que a construção do pensamento pedagógico-geográfico é essencial para propor análises geográficas no ensino escolar e construir possibilidades de raciocínio geográfico para a formação cidadã.

Biografia do Autor

Carina Copatti, Universidade de Passo Fundo - RS

Licenciada em Geografia pela Universidade de Passo Fundo-UPF (2010) e Mestra em Educação pela Universidade de Passo Fundo-UPF (2012). Doutora em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul -UNIJUÍ (2019). Atualmente é Pós-doutoranda, bolsista PNPD Capes na Linha de Pesquisa Políticas Educacionais do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS Chapecó. Foi avaliadora no PNLD 2017 - Geografia - Anos Finais do Ensino Fundamental, no PNLEM 2018 - Geografia - Ensino Médio, no PNLD 2019 - Geografia - Anos Iniciais do Ensino Fundamental e no PNLD 2020, anos finais do Ensino Fundamental.

Email: carina.copatti@gmail.com

Downloads

Publicado

13-10-2020

Como Citar

Copatti, C. (2020). PENSAMENTO PEDAGÓGICO-GEOGRÁFICO E O ENSINO DE GEOGRAFIA. Revista Signos Geográficos, 2, 1–21. Recuperado de https://revistas.ufg.br/signos/article/view/65204

Edição

Seção

Artigos