USO DE TECNOLOGIA EM MAQUETES INTERATIVAS COMO RECURSO INCLUSIVO

Autores

Palavras-chave:

Cartografia Tátil, Inclusão, Maquete Topográfica, QR Code

Resumo

A preocupação com a acessibilidade e a inclusão no ensino cresce atualmente, muito devido ao fato de termos leis que garantem o acesso de estudantes com necessidades especiais em salas regulares, ressaltando a necessidade de proporcionar uma educação de qualidade e uma interação com o espaço para esses estudantes de forma satisfatória. Devido a isso, o objetivo desse trabalho foi o de estudar e elaborar um material didático interativo, sonoro e tátil, somando as técnicas da Cartografia Tátil com o celular e a tecnologia do QR Code, que contribua de forma positiva para o ensino, sendo o estudante com necessidades especiais ou não. A educação é e sempre foi a maior ferramenta de emancipação do indivíduo na sociedade, ainda mais no caso de estudantes com alguma deficiência, então os educadores têm como obrigação garantir uma inclusão efetiva desses indivíduos em salas de aula, proporcionando metodologias e materiais adaptados que os ensinem de forma que eles possuam o conhecimento teórico, social e histórico necessário para serem membros ativos em suas comunidades. Este trabalho busca uma prática de ensino que colabore para a criação de metodologias pedagógicas inclusivas, que ao serem adaptadas à realidade do estudante, podem garantir uma mudança significativa para o ensino inclusivo. Mas que, ao mesmo tempo, possa ser utilizada com estudantes videntes de forma que crie uma verdadeira inclusão.

Biografia do Autor

Diego Alves Ribeiro , UNESP/Campus de Ourinhos, São Paulo, Brasil

Possui graduação em bacharel e licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Campus de Ourinhos (2019). Foi bolsista em projeto extensão voltado para o uso de maquetes em ensino de Geografia e participou como bolsista do programa Residência Pedagógica

Email: alves.ribeiro@unesp.br

Carla Cristina Reinaldo Gimenes de Sena, UNESP/Campus de Ourinhos, São Paulo, Brasil

Possui graduação em Geografia (1993), mestrado (2001) e doutorado em Geografia em Geografia Física pela Universidade de São Paulo (2008). Atualmente é pesquisadora voluntaria da Universidade Tecnológica Metropolitana e da Universidade de São Paulo. Professora Assistente Doutora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Líder do grupo de pesquisa do CNPQ Cartografia Escolar, Presidente da Comissão de Mapas para Crianças da Associação Cartográfica Internacional (ICA), tutora da EMPGEO (empresa júnior) foi coordenadora de subprojeto de Geografia/UNESP do PIBID (CAPES/2014-2018) e do núcleo de Geografia do Programa Residência Pedagógica (CAPES/2018-2019). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Cartografia, formação de professores e metodologias de ensino de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de geografia, cartografia tátil, educação especial, deficientes visuais e inclusão.

Avenida Vilatina Marcusso, 1500 - Campus Universitário 19910-206 - Ourinhos, SP - Brasil

Email: carla.sena@unesp.br

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Publicado

30-10-2020

Como Citar

Alves Ribeiro , D. ., & Reinaldo Gimenes de Sena, C. C. (2020). USO DE TECNOLOGIA EM MAQUETES INTERATIVAS COMO RECURSO INCLUSIVO. Revista Signos Geográficos, 2, 1–22. Recuperado de https://revistas.ufg.br/signos/article/view/64325

Edição

Seção

Artigos