USO DE TECNOLOGIA EM MAQUETES INTERATIVAS COMO RECURSO INCLUSIVO
Palavras-chave:
Cartografia Tátil, Inclusão, Maquete Topográfica, QR CodeResumo
A preocupação com a acessibilidade e a inclusão no ensino cresce atualmente, muito devido ao fato de termos leis que garantem o acesso de estudantes com necessidades especiais em salas regulares, ressaltando a necessidade de proporcionar uma educação de qualidade e uma interação com o espaço para esses estudantes de forma satisfatória. Devido a isso, o objetivo desse trabalho foi o de estudar e elaborar um material didático interativo, sonoro e tátil, somando as técnicas da Cartografia Tátil com o celular e a tecnologia do QR Code, que contribua de forma positiva para o ensino, sendo o estudante com necessidades especiais ou não. A educação é e sempre foi a maior ferramenta de emancipação do indivíduo na sociedade, ainda mais no caso de estudantes com alguma deficiência, então os educadores têm como obrigação garantir uma inclusão efetiva desses indivíduos em salas de aula, proporcionando metodologias e materiais adaptados que os ensinem de forma que eles possuam o conhecimento teórico, social e histórico necessário para serem membros ativos em suas comunidades. Este trabalho busca uma prática de ensino que colabore para a criação de metodologias pedagógicas inclusivas, que ao serem adaptadas à realidade do estudante, podem garantir uma mudança significativa para o ensino inclusivo. Mas que, ao mesmo tempo, possa ser utilizada com estudantes videntes de forma que crie uma verdadeira inclusão.