EXPERIÊNCIAS E REFLEXÕES DOS ALUNOS DO MESTRADO EM CIÊNCIAS SOCIAIS SOBRE O ENSINO DA GEOGRAFIA NAS SALAS DE AULA DO ENSINO MÉDIO
Palavras-chave:
mestrado do ensino médio, formação inicial, conceitos de professores, geografiaResumo
O objetivo deste artigo é analisar as concepções dos alunos do Mestrado Universitário em Formação de Professores no Ensino Secundário Obrigatório (MAES) nas especialidades de Ciências Sociais matriculados na Universidade de Sevilha no ano acadêmico de 2019/2020, em relação ao ensino de Geografia nas salas de aula do ensino secundário com base em suas memórias e expectativas. Um estudo descritivo-interpretativo misto é realizado com uma amostra de 24 participantes com base em um questionário de nove perguntas abertas. Os resultados mostram que o ensino da Geografia continua sendo abordado a partir de uma metodologia tradicional, e onde o livro didático continua sendo um recurso central. A avaliação continua sendo relegada a uma avaliação final com o objetivo de passar no exame. Apesar da influência que o modelo tradicional continua a ter, os futuros professores do Ensino Médio consideram que a Geografia é um assunto que deve ser abordado de forma participativa e ativa, respondendo às necessidades sociais atuais.