A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA NA ESCOLA PRIMÁRIA DO PIAUÍ (1927-1950)
Palavras-chave:
educação geográfica, Escola Primária do Piauí, finalidades da GeografiaResumo
Discutimos no presente texto um estudo sobre a educação geográfica na Escola Primária do Piauí, cujo objetivo consistiu em compreender a trajetória histórica dessa matéria escolar no referido nível de ensino entre os anos 1927-1950. O estudo tem embasamento nas proposições de André Chervel (1990) em interface com Ivor Goodson (1990) com abordagem da História das Disciplinas Escolares como campo historiográfico. Refletimos sobre alguns aspectos relativos às finalidades do ensino de Geografia na Escola Primária piauiense segundo a legislação educacional e o Programa de Ensino Primário adotado no período, destacando o currículo e os modelos pedagógicos prescritos por meio desses instrumentos legais. Os resultados demonstraram que, apesar da legislação educacional preconizar a formação do espírito patriótico e nacionalista na educação geográfica dos pequenos estudantes piauienses e da prescrição do método intuitivo considerado moderno para a época, mantinha-se um ensino com abordagem tradicional, enfatizando a enumeração e a descrição das riquezas naturais, a localização dos fenômenos e a memorização dos conteúdos estudados.