PRODUÇÃO DO ESPAÇO E DOS CONHECIMENTOS TRADICIONAIS NUM CONTEXTO URBANO. EXPERIÊNCIA EM EDUCAÇÃO MAPUCHE NA CIDADE DE VALPARAISO, CHILE
Palavras-chave:
conhecimento ancestral, pedagogia descolonial, escola intercultural urbanaResumo
Ao longo da história da América Latina, os processos educativos têm sido associados à chamada educação formal, marcada por uma racionalidade dominante imposta desde a chegada dos europeus ao continente. A diversidade racial e étnica da população, bem como as suas práticas e representações, têm se tornado invisíveis e marginalizadas de espaços educativos como as escolas, especialmente nas zonas urbanas. Assim, surgiram projectos educativos alternativos à tendência colonial dominante, que procuram reforçar a cultura, transferir para a população mestiça e/ou não indígena a cultura ancestral que lhe tem sido negada e recuperar as tradições e territorialidades ancestrais no espaço urbano. Este artigo reflecte sobre as diferenças espaciais/temporais que existem nas formas de educação de uma comunidade mapuche na cidade de Valparaíso, em contraste com o modelo de educação colonial desenvolvido na Escola Pública. O objectivo é reflectir sobre as contribuições da Geografia para o reconhecimento dos conhecimentos ancestrais mapuche na cidade e a sua sistematização para a geração de projectos educativos com uma abordagem intercultural crítica.