A CONTRIBUIÇÃO DA PEDAGOGIA EMOCIONAL PARA A CARTOGRAFIA ESCOLAR INCLUSIVA
Palavras-chave:
pedagogia emocional, cartografia escolar inclusiva, ensino de GeografiaResumo
A comunicação não verbal na Cartografia Escolar se configura como uma estratégia para o Ensino de Geografia no contexto da Inclusão Escolar, e quando articulada com uma teoria pedagógica que valorize os aspectos emocionais evolvidos, amplia as possibilidades de ensino nas mais variadas realidades. Diante disso, este artigo discute o potencial da Pedagogia Emocional na alfabetização cartográfica inclusiva, que constitui uma área em ascensão no Ensino de Geografia. Metodologicamente, o artigo se vale da discussão pautada na convergência entre a teoria pedagógica emocional e a alfabetização cartográfica, indo ao encontro das políticas de Inclusão Escolar e de algumas reflexões advindas da uma oficina de alfabetização cartográfica com alunos surdos, desenvolvida em uma escola de educação especial de Santa Maria, RS. Desta forma, foi possível concluir que a integração entre Pedagogia Emocional e Cartografia Escolar pode contribuir para o ensino e a aprendizagem da Geografia com alunos da comunidade surda.