GEOGRAFIA E PROBLEMAS TRANSVERSAIS: NOVIDADES CURRICULARES, INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS E PRÁTICAS DE ENSINO

Autores

  • María Victoria Fernández Caso Universidad de Buenos Aires
  • Raquel Gurevich Universidad de Buenos Aires

Palavras-chave:

geografia escolar, inovações educacionais, temas transversais

Resumo

Reflexões preliminares de uma investigação que tem como objetivo analisar e caracterizar as maneiras pelas quais novas questões da agenda contemporânea em geografia são ensinadas em salas de aula das escolas secundárias, para estabelecer relações entre processos de inovação educacional, ensino de conteúdos transversais e apropriação de novas linguagens comunicativas. Entre estas questões, foram selecionados três para análise: Perspectivas de gênero ligadas à educação sexual integral (ESI), Educação Ambiental e os Desafios da cultura visual e digital na geografia. Nós compartilhamos as diretrizes teóricas que orientam nossas primeiras hipóteses sobre como pensar uma ligação entre o tratamento de temas transversais de caráter globalizador em geografia e práticas de ensino no nível secundário, no qual também vem se realizando um processo de renovação de conteúdos e de formatos para a transmissão e avaliação de conhecimento e saberes. E também como abordar o ensino dessas temáticas a partir de propostas formativas que focalizem em: trabalho por projeto, temas integrados, propostas transversais, abordagens colaborativas, o diálogo entre diferentes disciplinas e genuína incorporação das TIC e as diferentes formas de leitura que estes tempos impõem.

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Publicado

06-06-2019

Como Citar

Caso, M. V. F., & Gurevich, R. (2019). GEOGRAFIA E PROBLEMAS TRANSVERSAIS: NOVIDADES CURRICULARES, INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS E PRÁTICAS DE ENSINO. Revista Signos Geográficos, 1, 20. Recuperado de https://revistas.ufg.br/signos/article/view/58900

Edição

Seção

Artigos