La idea de autoría enlazada en el discurso de O irmão alemão

Autores/as

  • Marli Teresinha da Silva Universidade Feevale, Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brasil. E-mail: marlits.finger@gmail.com https://orcid.org/0000-0002-3103-9747
  • Marinês Andrea Kunz Universidade Feevale, Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brasil. E-mail: marinesak@feevale.br

DOI:

https://doi.org/10.5216/sig.v34.68326

Palabras clave:

Autoría. Narración. O Irmão Alemão. Procedimiento Estético Narrativo.

Resumen

El juego establecido por la narración en O Irmão Alemão, de
Chico Buarque (2014), estimula la discusión sobre los procedimientos
estéticos narrativos establecedores de la ambigüedad enunciativa. Para
eso, se contextualiza la idea de autor con base en Chartier (1999), Sartre
(1999), Darnton (2010) y Foucault (2009), con objeto de desarrollar un
análisis bajo la perspectiva de los tópicos la “muerte del autor” (BARTHES, 2012; COMPAGNON, 2010), el “autor creador” (BAKHTIN, 2011) y la
“función-autor” (FOUCAULT, 2009). Estudios de Lejeune (2014) y Ricouer
(1993) dan base al debate sobre el enlazamiento de aspectos autobiográficos y ficcionales en la trama narrativa. En la trama narrativa, el escritor se hace narrador y el lector, coautor, modificándose por la lectura.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marinês Andrea Kunz, Universidade Feevale, Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brasil. E-mail: marinesak@feevale.br

Graduada em Letras Português-Alemão pela UNISINOS (1994), Mestre em Ciências da Comunicação pela UNISINOS (1998) e Doutora em Linguística e Letras pela PUC-RS (2004). Foi Diretora do Instituto de Ciências Humanas, Letras e Artes e coordenadora do curso de Letras (2006-2010), na Universidade Feevale, onde é professora titular. Coordenou o PIBID Letras de 2010 a 2013. Atualmente, coordena o Programa de Pós-graduação em Processos e Manifestações Culturais e atua no Mestrado Profissional em Letras e no Curso de Letras. É líder do Grupo de Pesquisa Linguagem e Manifestações Culturais e integra o Grupo de Pesquisa Ficção de Machado de Assis: Sistema Poético e Contexto. É membra da ABRALIC, da APSA - American Portuguese Studies Association e da ANPOLL, integrando o GT Estudos da Narrativa. É autora do livro Mosaico Discursivo: a representação de Jacobina Maurer em textos históricos, literários e fílmicos, além de capítulos de livros e de artigos. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura, Leitura, Semiótica, Cinema, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura, narrativa, leitura, cinema e ensino.

Citas

BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. Tradução: Paulo Bezerra. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011.

BARTHES, Roland. O rumor da língua. 3. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2012.

BUARQUE, Chico. O irmão alemão. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.

CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador. São Paulo: Editora UNESP/Imprensa Oficial do Estado, 1999.

COMPAGNON, Antoine. O demônio da teoria: literatura e sendo comum. 2.ed. Belo Horizonte: UFMG, 2010.

COSTA, Lígia Militz da. A poética de Aristóteles. São Paulo: Ática, 2006.

DARNTON, Robert. A questão dos livros: passado, presente, futuro. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

FARACO, Sergio. Horácio Quiroga: decálogo do perfeito contista. São Leopoldo: Unisinos, 1999.

FOUCAULT, Michel. O que é um autor? Lisboa: Nova Vega/Passagens, 2009.

GAGNEBIN, Jeanne-Marie. História e Narração em Walter Benjamin. São Paulo: Perspectiva, 1994.

GREEN, Toby. Inquisição: reinado do medo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.

ISER, Wolfgang. O jogo do texto. In: LIMA, Luiz Costa. A literatura e o leitor. Textos de estética da recepção. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

LEJEUNE, Philippe. O pacto autobiográfico: de Rousseau à internet. Belo Horizonte: UFMG, 2014.

RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa: tomo III. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

RODRIGUES, Marcel Henrique. Campbell, Jung e Frazer e os estudos em simbologia. Percurso Acadêmico. Belo Horizonte, v. 4, n. 7, jan/jun, p. 145-151. 2014. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/issue/view/663. Acesso em: 14 fev. 2022.

SARTRE, Jean-Paul. Que é literatura? São Paulo: Ática, 1999.

Publicado

2022-06-15

Cómo citar

DA SILVA, M. T.; KUNZ, M. A. La idea de autoría enlazada en el discurso de O irmão alemão. Signótica, Goiânia, v. 34, p. e68326, 2022. DOI: 10.5216/sig.v34.68326. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/68326. Acesso em: 30 jun. 2024.

Número

Sección

Estudos Literários