Da prescrição à realização: os PCNS, a Prova Brasil e o professor na sala de aula de língua materna
DOI:
https://doi.org/10.5216/sig.v20i2.6088Resumen
Este artigo tem como objetivo discutir o papel dos PCN e das Orientações Curriculares de Ensino Médio como prescritores do ensino de português como língua materna no Brasil e como referência para o estabelecimento de exames nacionais de avaliação do ensino, como a Prova Brasil, a partir de uma análise dos construtos teóricos que constituem esses documentos oficiais e da realidade dessas prescrições na escola. São também discutidos o papel do professor perante os PCN na sala de aula de Língua Materna no Ensino Médio e as divergências entre a realidade das prescrições e o trabalho real dos docentes.
PALAVRAS-CHAVE: PCN, Prova Brasil, trabalho real, trabalho prescrito, interacionismo sociodiscursivo.
Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2009-04-27
Cómo citar
DREY, R. F.; GUIMARÃES, A. M. de M. Da prescrição à realização: os PCNS, a Prova Brasil e o professor na sala de aula de língua materna. Signótica, Goiânia, v. 20, n. 2, p. 447–469, 2009. DOI: 10.5216/sig.v20i2.6088. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/6088. Acesso em: 21 may. 2024.
Número
Sección
Artigo
Licencia
Autoras (s) autorizan a Signótica a publicar artículo, si es aceptado, firmando su contribución como original y no sometida a otra editorial para publicación. En caso de aceptación y publicación, artículos de Signo tienen licencia Creative Comons BY-NC-ND (Asignación + NoComercial + SemDerivaciones)