Un análisis de los procesos presentes en enunciados de un libro didáctico de inglés: una perspectiva sistémico-funcional de prácticas de enseñanza y aprendizaje

Autores/as

  • Patrícia Helena da Silva Costa Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ),Rio de Janeiro, RJ
  • Rogério Casanovas Tilio Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ),Rio de Janeiro, RJ

DOI:

https://doi.org/10.5216/sig.v29i2.40009

Palabras clave:

Libro didáctico de inglés, Programa Acelera Brasil – SME – RJ, Sistema de Transitividad.

Resumen

Este trabajo investiga la adecuación del libro didáctico de inglés utilizado en un programa de aceleración de la enseñanza de SME- RJ, el Programa Acelera Brasil, de naturaleza sociointeraccional. Adoptando la Lingüística Sistémico-Funcional como teoría socio-semiótica del lenguaje y utilizando específicamente el Sistema de Transitividad, se analizarán los procesos presentes en los enunciados de las actividades, buscando comprender la naturaleza de las prácticas de enseñanza y aprendizaje que constituyen el libro. Los resultados orientan hacia las concepciones pedagógicas desvinculadas de cuestiones de criticidad e ideología, generando discrepancias entre el Programa y el libro didáctico.

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Biografía del autor/a

Patrícia Helena da Silva Costa, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ),Rio de Janeiro, RJ

Doutoranda m Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestra em Linguística Aplicada pela mesma instituição. Especialista em Letramento(s) e Práticas Educacionais e em Ensino de Línguas Estrangeiras, ambos pelo CEFET/RJ. Possui graduação em Letras - Inglês pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é Professora I de Inglês na SME/RJ. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: letramentos, ensino de Língua Inglesa, avaliação e produção de material didático para o ensino de línguas estrangeiras.

Rogério Casanovas Tilio, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ),Rio de Janeiro, RJ

Possui Doutorado em Letras (Estudos da Linguagem) e Mestrado em Lingüística Aplicada, além de Especialização em Língua Inglesa. É Professor Adjunto de Língua Inglesa e Coordenador de Graduação de Letras Anglo-germânicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde atua no Setor de Língua Inglesa e no Programa Interdisciplinar de Pós-graduação em Linguística Aplicada. Foi coordenador de área de Inglês do PIBID/CAPES na instituição (2012-2015) e desde 2015 é coordenador pedagógico do programa Inglês sem Fronteiras, também da CAPES. Seus interesses de pesquisa incluem: avaliação e produção de material didático, (multi)letramentos, ensino de línguas e formação de professores. Vêm atuando na diretoria da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB) desde 2012 (tesoureiro no biênio 2012-2013, vice-presidente no biênio 2014-2015 e tesoureiro eleito para o biênio 2016-2017).

Publicado

2017-08-30

Cómo citar

COSTA, P. H. da S.; TILIO, R. C. Un análisis de los procesos presentes en enunciados de un libro didáctico de inglés: una perspectiva sistémico-funcional de prácticas de enseñanza y aprendizaje. Signótica, Goiânia, v. 29, n. 2, p. Port. 403–429/Eng. 431, 2017. DOI: 10.5216/sig.v29i2.40009. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/40009. Acesso em: 19 may. 2024.

Número

Sección

Artigo