El tratamiento de los fenómenos semánticos homonimia y polissemia en libros de enseñanza de lengua portuguesa

Autores/as

  • Lauriê Ferreira Martins Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil.
  • Débora Ribeiro de Almeida Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Thais Fernandes Sampaio Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5216/sig.v28i2.35623

Palabras clave:

Enseñanza, Semántica, Homonimia, Polisemia.

Resumen

Este artículo tiene por objetivo el análisis del tratamiento de los fenómenos semánticos  homonimia  y  polisemia  en  los  libros  didácticos  de  Lengua Portuguesa.  Esta  discusión  se  fundamenta  en  estudios  sobre  la  historia de  la  asignatura  Lengua  Portuguesa  (SOARES,  2002)  y  en  los  conceptos homonimia y polisemia (PASCCHOALIN; SPADOTO, 2008; PERINI, 2005; PIETROFORTE;  LOPES,  2005).  Partiendo  de  un  análisis  cualitativo  de  los datos – conceptos, ejemplos y ejercicios propuestos por los libros didácticos –, además de la constatación de una enorme irregularidad en el tratamiento de la homonimia y la polisemia en los libros investigados, se ha notado que el espacio destinado a cuestiones semánticas continúa restricto, si comparado al espacio destinado a los aspectos formales del lenguaje.

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Biografía del autor/a

Lauriê Ferreira Martins, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil.

Doutoranda em Linguística pelo programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Federal de Juiz de Fora (2014-2018). Mestre em Linguística, também, pelo programa de Pós-Graduação da UFJF (2012-2013). Especialista em Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2011) e graduada em Letras, também, pela UFJF (2007-2010). Experiência na área de ensino de Língua Portuguesa e de Língua Italiana. Desenvolvendo pesquisa na área de Linguagem e Sociedade, mais especificamente em gramaticalização de construções e construcionalização.

Débora Ribeiro de Almeida, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Mestranda em Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2013), com interesse em Psicolinguística. Especialista em Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2011 - 2012) e graduada em Letras (habilitação em Língua Portuguesa e respectivas literaturas) também pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2007- 2010). Experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria dos Gêneros e Linguística Aplicada, experiência também no ensino de Língua Inglesa e Portuguesa.

Thais Fernandes Sampaio, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil.

Doutora em Linguística, pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2010). Possui graduação em Letras Português, pela Universidade de Brasília (2003) e mestrado em Letras área de concentração: Linguística pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2007). Atualmente, é professora adjunta do Departamento de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora, atuando nos programas de Graduação em Letras, de Pós-Graduação em Linguística e de Mestrado Profissional em Letras. Trabalha com Linguística Cognitiva, com ênfase em Gramática das Construções, Semântica de Frames e Interface Sintaxe-Semântica. Desenvolve o projeto Frames e Construções: As Construções de Quantificação Indefinida com Determinantes Polilexêmicos no Português do Brasil, no âmbito da FrameNet Brasil.

Publicado

2016-11-23

Cómo citar

MARTINS, L. F.; ALMEIDA, D. R. de; SAMPAIO, T. F. El tratamiento de los fenómenos semánticos homonimia y polissemia en libros de enseñanza de lengua portuguesa. Signótica, Goiânia, v. 28, n. 2, p. 457–480, 2016. DOI: 10.5216/sig.v28i2.35623. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/35623. Acesso em: 27 sep. 2024.

Número

Sección

Artigo