The treatment of the semantic phenomena homonymy and polysemy in Portuguese language textbooks

Authors

  • Lauriê Ferreira Martins Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil.
  • Débora Ribeiro de Almeida Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Thais Fernandes Sampaio Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5216/sig.v28i2.35623

Keywords:

Education, Semantics, Homonyms, Polysemy.

Abstract

This paper shows the treatment of the semantic phenomena homonymy and polysemy in textbooks of Portuguese as the first language. The studies on the history of Portuguese as school subject (SOARES, 2002) and on the concepts of homonymy and polysemy (PASCCHOALIN; SPADOTO, 2008; PERINI, 2005; PIETROFORTE;  LOPES, 2005) were used as the basis of this research. From a qualitative analysis of the data found – concepts, examples and textbook exercises –, besides observing a substantial irregularity in the treatment of the homonymy and polysemy in the analyzed textbooks, it was also possible to see that the space reserved for semantic issues is still very limited, if compared to the space reserved to the formal aspects of language.

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Author Biographies

Lauriê Ferreira Martins, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil.

Doutoranda em Linguística pelo programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Federal de Juiz de Fora (2014-2018). Mestre em Linguística, também, pelo programa de Pós-Graduação da UFJF (2012-2013). Especialista em Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2011) e graduada em Letras, também, pela UFJF (2007-2010). Experiência na área de ensino de Língua Portuguesa e de Língua Italiana. Desenvolvendo pesquisa na área de Linguagem e Sociedade, mais especificamente em gramaticalização de construções e construcionalização.

Débora Ribeiro de Almeida, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Mestranda em Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2013), com interesse em Psicolinguística. Especialista em Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2011 - 2012) e graduada em Letras (habilitação em Língua Portuguesa e respectivas literaturas) também pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2007- 2010). Experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria dos Gêneros e Linguística Aplicada, experiência também no ensino de Língua Inglesa e Portuguesa.

Thais Fernandes Sampaio, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil.

Doutora em Linguística, pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2010). Possui graduação em Letras Português, pela Universidade de Brasília (2003) e mestrado em Letras área de concentração: Linguística pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2007). Atualmente, é professora adjunta do Departamento de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora, atuando nos programas de Graduação em Letras, de Pós-Graduação em Linguística e de Mestrado Profissional em Letras. Trabalha com Linguística Cognitiva, com ênfase em Gramática das Construções, Semântica de Frames e Interface Sintaxe-Semântica. Desenvolve o projeto Frames e Construções: As Construções de Quantificação Indefinida com Determinantes Polilexêmicos no Português do Brasil, no âmbito da FrameNet Brasil.

Published

2016-11-23

How to Cite

MARTINS, L. F.; ALMEIDA, D. R. de; SAMPAIO, T. F. The treatment of the semantic phenomena homonymy and polysemy in Portuguese language textbooks. Signótica, Goiânia, v. 28, n. 2, p. 457–480, 2016. DOI: 10.5216/sig.v28i2.35623. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/35623. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Article