A noção de sujeito na abordagem discursiva de Norman Fairclough
DOI:
https://doi.org/10.5216/sig.v26i2.29468Palabras clave:
sujeito, arqueologia, dialogismo, teoria social do discurso.Resumen
Neste texto, discutimos o processo de apropriação de aspectos da arqueologia foucaultiana e do dialogismo bakhtiniano no desenvolvimento da noção de sujeito na abordagem discursiva de Norman Fairclough. Focalizam-se as noções foucaultianas de posição de sujeito e dispersão e seu relacionamento com as categorias derivadas por Fairclough do trabalho de Bakhtin, como gênero do discurso e eventicidade, bem como sua interação com os aportes de Michael Halliday. Defendemos que a incorporação de tais categorias se dá pela manutenção do tratamento estrutural dos fenômenos discursivos, sem que sejam abandonados os aspectos dialógicos no estudo dos contextos de interação.
Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2014-12-22
Cómo citar
COSTA, A. F. da; CASTRO, L. C. de. A noção de sujeito na abordagem discursiva de Norman Fairclough. Signótica, Goiânia, v. 26, n. 2, p. 437–455, 2014. DOI: 10.5216/sig.v26i2.29468. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/29468. Acesso em: 21 nov. 2024.
Número
Sección
Artigo
Licencia
Autoras (s) autorizan a Signótica a publicar artículo, si es aceptado, firmando su contribución como original y no sometida a otra editorial para publicación. En caso de aceptación y publicación, artículos de Signo tienen licencia Creative Comons BY-NC-ND (Asignación + NoComercial + SemDerivaciones)